G1 Mundo

EUA fecham e reabrem espaço aéreo sobre o Lago Michigan por razões de ‘defesa nacional’; Canadá faz o mesmo

today12 de fevereiro de 2023 16

Fundo
share close

Em menos de 24 horas, o espaço aéreo sobre o Lago Michigan, no norte dos Estados Unidos, foi fechado por motivos de “defesa nacional” e rapidamente reaberto. A segunda vez que isso ocorreu foi neste domingo (12), anunciou a Autoridade de Aviação Civil americana (FAA).

O Lago Michigan é um dos Grandes Lagos no norte do país, perto da divisa com o Canadá.

O Canadá afirmou que fechou uma área de seu espaço aéreo perto da cidade de Tobermory, no estado de Ontario —é uma idade perto da fronteira com os EUA.



O fechamento parcial ocorre após três objetos voadores, incluindo um descrito por Washington como um balão espião chinês, terem sido abatidos em uma semana nos EUA e no Canadá, um dia após uma interdição semelhante em Montana para investigar uma “anomalia de radar”, segundo o exército.

Foto do Lago Michigan e da cidade de Milwaukee, em janeiro de 2020 — Foto: Eric Baradat/ AFP

EUA derrubaram três objetos voadores

No sábado, um caça F-22 dos EUA derrubou um objeto cilíndrico não identificado no céu do Canadá. Esse foi o segundo em dois dias, e deixou a América do Norte em alerta após a saga de uma semana do balão espião chinês que atraiu atenção do mundo todo.

Além disso, o Exército dos EUA mobilizou caças em Montana para investigar uma anomalia no radar que causou um breve fechamento federal do espaço aéreo.

“Essas aeronaves não identificaram nenhum objeto que correlacionasse com o que mostrou o radar”, disse o Comando Norte Americano de Defesa do Espaço Aéreo (Norad) em um comunicado.

Governo americano derruba objeto não identificado que sobrevoava o Alasca

Governo americano derruba objeto não identificado que sobrevoava o Alasca

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou a derrubada do objeto no território de Yukon, no norte, no sábado, dizendo que as forças canadenses recuperariam e analisariam os destroços.

A ministra da Defesa canadense, Anita Anand, se recusou a especular sobre a origem do objeto, que, segundo ela, tinha um formato cilíndrico.

Ela não chegou a chamá-lo de balão, mas disse que era menor do que o balão chinês derrubado na costa da Carolina do Sul uma semana atrás, embora similar em aparência.

O presidente norte-americano, Joe Biden, autorizou que o Exército dos EUA trabalhasse com o Canadá para derrubar a nave de grande altitude, após uma ligação entre Biden e Trudeau, disse o Pentágono.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

partido-social-democrata-do-chanceler-alemao-perde-eleicoes-em-berlim

G1 Mundo

Partido Social Democrata do chanceler alemão perde eleições em Berlim

O Partido Social Democrata (SPD) do chefe do governo alemão, Olaf Scholz, perdeu as eleições locais em Berlim, reduto do partido por mais de 20 anos. O partido conservador CDU obteve cerca de 28% dos votos nas eleições para o parlamento regional de Berlim, enquanto o partido de Scholz ficou em segundo lugar com cerca de 18%, segundo estimativas das emissoras ARD e ZDF. O SPD parece ter sido prejudicado […]

today12 de fevereiro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%