G1 Mundo

Evan Gershkovich: Jornalista dos EUA acusado de espionagem é julgado na Rússia

today26 de junho de 2024 8

Fundo
share close

Repórter do The Wall Street Journal foi preso em 2023 acusado de coletar informações sigilosas envolvendo a guerra na Ucrânia. Rússia diz estar aberta a troca de prisioneiros.


Evan Gershkovich foi colocado em caixa de vidro antes de julgamento a portas fechadas, na Rússia, em 26 de junho de 2024 — Foto: REUTERS/Evgenia Novozhenina



O jornalista norte-americano Evan Gershkovich, preso na Rússia acusado de espionagem, está sendo julgado nesta quarta-feira (26). O repórter do “The Wall Street Journal” foi detido em março de 2023, durante uma viagem para produzir uma reportagem.

O julgamento ocorre a portas fechadas, sem direito a presença de familiares ou funcionários da Embaixada dos Estados Unidos na Rússia. Se condenado, Gershkovich pode pegar até 20 anos de prisão.

Antes do início do julgamento, Gershkovich foi colocado em uma caixa de vidro e mostrado a jornalistas. Ele estava com a cabeça raspada.

O jornalista é acusado de coletar informações secretas de uma empresa que fabrica tanques usados pela Rússia na guerra da Ucrânia. Segundo a promotoria russa, tudo aconteceu sob ordem da Agência de Inteligência dos Estados Unidos (CIA).

Tanto o governo norte-americano quanto Gershkovich negam as acusações. O The Wall Street Journal afirma que o jornalista estava na Rússia a trabalho, com autorização do governo russo.

O presidente Vladimir Putin disse que pode negociar a troca de prisioneiros com os Estados Unidos. Conversas envolvendo o nome de Gershkovich foram iniciadas. No entanto, as negociações são sigilosas.

Enquanto isso, os Estados Unidos acusam a Rússia de praticar “diplomacia de reféns”. Além de Gershkovich, o governo norte-americano trabalha para levar de volta ao país o ex-militar Paul Whelan, que está preso em território russo desde 2019.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

eleicao-nos-eua:-como-idade-vai-estar-no-centro-de-1o-debate-entre-trump-e-biden

G1 Mundo

Eleição nos EUA: como idade vai estar no centro de 1º debate entre Trump e Biden

Durante 90 minutos, sob os holofotes das câmeras de alta definição, Biden e Trump — que permanecem praticamente empatados nas pesquisas de intenção de voto — vão discutir temas que vão desde a questão econômica até as guerras internacionais, passando pela imigração e o futuro da democracia. Qualquer deslize, tropeço ou erro verbal pode reforçar as preocupações sobre a idade avançada, e tem o potencial de reconfigurar a disputa presidencial […]

today26 de junho de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%