Gospel Prime

Evangélicos tchecos lançam manual sobre violência doméstica

today14 de setembro de 2023 4

Fundo
share close

A Aliança Evangélica Tcheca (Czech Evangelical Alliance – CEA) lançou um manual chamado “Violência Doméstica e a Igreja”, com o objetivo de fornecer uma ferramenta para uma resposta prática e pastoral às igrejas que lidam com vítimas e agressores de violência doméstica. Várias pesquisas mostram que, na República Tcheca, até 16% das pessoas foram vítimas de violência doméstica.  

Em 91% dos casos, essas são mulheres, e esse número aumentou ainda mais durante os lockdowns. Uma em cada cinco mulheres tchecas sofreu algum tipo de violência doméstica. O conteúdo do manual não é totalmente produzido pela CEA, mas é uma adaptação de material em inglês da Restored UK, um ministério cristão especializado nessa área. 

Nesse sentido, o documento está dividido em três seções. Uma explica o que é abuso doméstico e analisa a situação atual na República Tcheca. A segunda seção, o núcleo do material, é um guia prático sobre como ajudar vítimas e agressores, “especialmente se eles também forem membros da igreja”. A última seção contém reflexões teológicas sobre o tema.

De acordo com a Evangelical Focus, a CEA realizará um seminário online em 15 de setembro “sobre como responder efetivamente a casos de violência doméstica, fornecer ajuda e apoio às pessoas afetadas e como evitar os erros mais comuns”. Haverá espaço para discussão aberta, e será apresentado um estudo de caso de como um caso específico foi tratado dentro da igreja. 

Assim, Jiří Unger, Secretário da CEA, apontou que é difícil admitir que a violência doméstica possa ocorrer nas igrejas, mas é vital que não fechar os olhos para esse fenômeno. Ele alertou que, “ironicamente, precisamente porque o casamento é tão sagrado e importante para a Igreja, é difícil falar sobre a questão da violência doméstica, e o estigma e a vergonha que a rodeiam a escondem”.



“Como respondemos a esses casos molda a cultura de nossas congregações e tem um grande impacto naqueles que experimentaram violência doméstica em nossas comunidades e congregações”, concluiu ele.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

terroristas-fulani-massacram-cristaos-na-nigeria

Gospel Prime

Terroristas Fulani massacram cristãos na Nigéria

Dez cristãos foram mortos em um ataque realizado por pastores Fulani e outros terroristas no estado de Plateau, na Nigéria, onde outros 27 foram mortos em agosto, segundo fontes locais. De acordo com um residente da área, Yitmwadi Raymond, o ataque ocorreu na vila de Kulben, no condado de Mangu, por volta das 20h40. “Fulani armados, juntamente com terroristas, atacaram a comunidade de Kulben, matando 10 cristãos e ferindo outro […]

today14 de setembro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%