Tocando:

Rádio 97Web

Evento-teste de SP tem mais de 800 testados e um caso positivo no primeiro dia; veja balanço

Escrito por em 22 de julho de 2021

Mais de 800 visitantes fizeram testes rápidos e apenas um caso positivo de Covid-19 no primeiro dia da Expo Retomada, o primeiro evento-teste do governo de São Paulo realizado para preparar um planejamento seguro à realização de eventos no segundo semestre deste ano. A exposição continua nesta quinta-feira (21) no Santos Convention Center, em Santos, no litoral de São Paulo.

A Expo Retomada é o primeiro de um calendário com 30 eventos do governo estadual que seguirão protocolos sanitários. Os participantes, incluindo visitantes e também os trabalhadores, serão monitorados por até duas semanas após o evento.

Primeiro dia de evento-teste contou com 846 visitantes únicos — Foto: Divulgação/Expo Retomada

No primeiro dia do evento, nesta quarta-feira (22), o local recebeu um total de 846 visitantes, mas somente 750 pessoas podiam ficar dentro da exposição de forma simultânea. Todos foram previamente testados, na entrada do evento, e só puderam entrar após testar negativo para a doença.

Uma enfermeira que trabalharia no evento testou positivo, ainda na fase de triagem. Ela iria atuar na equipe de saúde, coletando as amostras dos visitantes na área de testagem. Ao receber o resultado, ela foi impedida de entrar no local e conduzida à uma Unidade Básica de Saúde de Santos. Neste dia, nenhum outro participante testou positivo.

Além dos testes, outros protocolos sanitários, desenvolvidos em parceria com o Hospital das Clínicas, estão sendo adotados pela organização. São eles:

  1. Testagem rápida da Covid-19 na entrada
  2. Aferição de temperatura de todos os visitantes na entrada
  3. Acesso controlado por QR code, sem necessidade de intervenção humana
  4. Uso de máscaras obrigatório em toda a área do evento
  5. Corredores mais largos para garantir o distanciamento
  6. Restrição de horário de permanência no evento aos visitantes, fixado em até 3 horas

Além dos protocolos durante a exposição, os participantes também precisaram aceitar um termo de consentimento e de responsabilidade alegando, entre outras coisas, não ter nenhuma comorbidade. Eles tiveram que se credenciar para receber um QR code e ter acesso à exposição.

O repórter do G1 Thiago D’Almeida esteve na Expo Retomada para conferir como os protocolos sanitários estavam sendo adotados (veja abaixo).

G1 mostra o primeiro evento-teste do Governo do Estado de São Paulo que acontece em Santos

G1 mostra o primeiro evento-teste do Governo do Estado de São Paulo que acontece em Santos

G1 mostra o primeiro evento-teste do Governo do Estado de São Paulo que acontece em Santos

No primeiro dia, o evento contou com um painel com autoridades locais e estaduais e entidades da indústria de eventos para apresentar dados do setor de feiras e eventos de negócios. No espaço da feira, 50 expositores apresentaram produtos e serviços nos stands.

Além disso, a agenda incluiu dois debates sobre os desafios do setor de congressos e eventos no estilo bussiness to bussiness, as expectativas para as feiras de negócios pós-pandemia, os diferenciais tecnológicos e sobre os eventos híbridos.

Visitantes fazem o teste de Covid antes de entrar em evento em Santos, no litoral de São Paulo — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal

A Expo Retomada entrou em seu segundo dia nesta quinta-feira, quando também acontece o encerramento. Todos que forem ao local, incluindo visitantes e trabalhadores que já compareceram na quarta-feira, precisarão refazer os testes de Covid-19 na área de triagem e aguardar o resultado para obter a liberação do acesso.

O evento acontece no Santos Convention Center, das 11h às 17h. A organização informou que espera receber 750 visitantes nesta quinta e, no total, alcançar o número de 1,5 mil visitantes.

As secretarias de Saúde municipal e estadual irão monitorar todos os participantes para identificar eventuais contágios por duas semanas. Os agentes de saúde enviarão mensagens de texto e ligarão para as pessoas para obter informações sobre eventuais contágios. O monitoramento também poderá ser feito dentro dos aplicativos de compra dos ingressos.

No dia 27 de março, cinco mil pessoas participaram de um show em Barcelona, na Espanha, para testar eventos pós-pandemia. Todas precisaram usar máscaras e passar por um teste de Covid antes de entrar na arena, mas manter o distanciamento não foi necessário (veja abaixo).

Já em um festival de música aconteceu na cidade de Utrecht, na Holanda, entre os dias 3 e 4 de julho. Cerca de mil pessoas foram infectadas pelo coronavírus. As autoridades acrescentaram que o número pode aumentar, pois 20 mil pessoas assistiram aos dois dias de shows em espaço aberto do Festival Verknipt.

VÍDEO: 5 mil pessoas participam de show em Barcelona para testar eventos pós-pandemia

VÍDEO: 5 mil pessoas participam de show em Barcelona para testar eventos pós-pandemia

VÍDEO: 5 mil pessoas participam de show em Barcelona para testar eventos pós-pandemia

VÍDEOS: as notícias mais vistas do G1




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *