G1 Mundo

Ex-atleta paraolímpico Oscar Pistorius, condenado por matar a namorada, deixa a prisão

today5 de janeiro de 2024 8

Fundo
share close

O ex-atleta paraolímpico Oscar Pistorius, que foi condenado por matar a namorada, deixou a prisão após ficar quase nove anos detido, nesta sexta-feira (5). Pistorius ficará em liberdade condicional, segundo as autoridades da África do Sul.

Pistorius, que ficou conhecido como o “Blade Runner” por suas pernas de próteses de fibra de carbono, foi condenado por matar a tiros a modelo Reeva Steenkamp. O crime aconteceu no Dia dos Namorados, em 2013.

Segundo o Departamento de Serviços Correcionais da África do Sul, o ex-atleta foi admitido no sistema de correções comunitárias e já está em casa.



A Justiça determinou que Pistorius continue fazendo terapia para controle de raiva, além de participar de sessões sobre violência de gênero. Um oficial também será responsável por monitorar o ex-atleta até o fim da pena, em 2029.

Atualmente, o ex-atleta está com 37 anos. Quando foi acusado de matar a namorada, Pistorius disse que confundiu a jovem com um ladrão. Por este motivo, ele teria atirado quatro vezes dentro do banheiro da casa dele, em Pretoria.

Em um comunicado, a família de Reeva Steenkamp afirmou que “nunca poderá haver justiça se o seu ente querido nunca mais voltar”.

“Nós, que ficamos para trás, somos os que cumprimos pena de prisão perpétua”, afirmou June Steenkamp, mãe de Reeva.

Reeva Steenkamp em foto de divulgação de reality show — Foto: AP

Pistorius foi condenado a seis anos de reclusão, em 2016, por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar. A promotoria que acompanhava o caso resolveu recorrer da decisão.

Em 2015, o Supremo Tribunal de Apelações da África do Sul acatou o recurso da promotoria. Dois anos depois, em 2017, a pena do ex-atleta foi aumentada para 13 anos e cinco meses de prisão.

A decisão de conceder liberdade condicional a Pistorius saiu em 2023.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

coreia-do-sul-ordena-que-moradores-de-ilhas-procurem-abrigo-apos-‘provocacao’-da-coreia-do-norte

G1 Mundo

Coreia do Sul ordena que moradores de ilhas procurem abrigo após ‘provocação’ da Coreia do Norte

Os militares sul-coreanos afirmaram que a Coreia do Norte disparou mais de 200 projéteis, que caíram nas águas ao norte da Linha de Limite Norte, que marca a fronteira marítima entre as duas Coreias. Os avisos de emergência foram direcionados para as ilhas de Yeonpyeong e Baengnyeong, que ficam próximas da linha demarcada. Juntas, as ilhas têm quase 7 mil habitantes. Duas ordens de emergência foram emitidas à população de […]

today5 de janeiro de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%