G1 Mundo

Ex-CEO das Americanas é solto em Madri, mas terá de ficar na Espanha e entregar passaporte

today29 de junho de 2024 4

Fundo
share close

Em nota, a defesa do executivo disse que ele “se encontra em sua residência em Madri, na Espanha, no mesmo endereço comunicado desde 2023 às autoridades espanholas”. E que vai se defender do que chama de “alegações originadas por delações mentirosas” (veja íntegra abaixo).

Investigadores brasileiros que acompanham os trabalhos na Espanha informaram à TV Globo que Gutierrez passou por uma audiência de custódia às 10h deste sábado (29), no horário local (5h, no horário de Brasília).

Com a soltura, Miguel Gutierrez terá de cumprir uma série de obrigações com a Justiça espanhola:



  • comparecer em juízo a cada duas semanas;
  • entregar o passaporte às autoridades;
  • se comprometer a não deixar a Espanha.

Na quinta-feira (27), a Polícia Federal deflagrou a operação Disclosure contra fraudes contábeis nas Lojas Americanas. Segundo as investigações, o rombo chegaria a R$ 25 bilhões. Gutierrez nega irregularidades.

Foram expedidos mandados de prisão contra Gutierrez e Anna Christina Ramos Saicali, uma de suas diretoras — esta seguia foragida até a manhã deste sábado (29).

Polícia da Espanha prende, em Madri, ex-CEO das lojas Americanas

Polícia da Espanha prende, em Madri, ex-CEO das lojas Americanas

Miguel Gutierrez vive na Espanha desde que o escândalo da Americanas estourou, em janeiro de 2023, e tem cidadania espanhola. Seu nome e o de Saicali chegaram a ser incluídos na Difusão Vermelha da Interpol, a lista dos mais procurados do mundo.

O governo brasileiro analisa a possibilidade de pedir a extradição de Gutierrez, para que ele responda pelo crime e cumpra eventual condenação no Brasil. O fato de ele ter cidadania espanhola, no entanto, é um complicador – a Espanha, por regra, não extradita seus cidadãos.

Americanas: entenda a fraude que levou à operação da PF

Americanas: entenda a fraude que levou à operação da PF

Os advogados de Miguel Gutierrez divulgaram nota em que confirmam a soltura. Leia abaixo:

A defesa de Miguel Gutierrez informa que o executivo se encontra em sua residência em Madri, na Espanha, no mesmo endereço comunicado desde 2023 às autoridades espanholas e brasileiras, onde sempre esteve à disposição dos diversos órgãos interessados nas investigações em curso.

Na data de ontem (28/06), o executivo compareceu espontaneamente ante as autoridades policiais e jurisdicionais com o fim de prestar os esclarecimentos solicitados.

Diante do acesso aos autos, Miguel agora poderá exercer sua defesa frente às alegações originadas por delações mentirosas em relação a ele.

A defesa reitera ainda que Miguel jamais participou ou teve conhecimento de qualquer fraude e que vem colaborando com as autoridades, prestando os esclarecimentos devidos nos foros próprios, manifestando uma vez mais sua absoluta confiança nas autoridades brasileiras e internacionais.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ha-possibilidade-de-ex-ceo-da-americanas-ser-extraditado-ao-brasil-ou-cumprir-pena-na-espanha,-diz-diretor-geral-da-pf

G1 Mundo

Há possibilidade de ex-CEO da Americanas ser extraditado ao Brasil ou cumprir pena na Espanha, diz diretor-geral da PF

Rodrigues está em Lisboa, conversando com as autoridades portuguesas para estabelecer cooperação internacional com o objetivo de encontrar a ex-diretora da Americanas Anna Christina Ramos Saicali, que segue foragida. O nome dela segue na Difusão Vermelha da Interpol, a lista dos mais procurados do mundo. O brasileiro Miguel Gutierrez vive na Espanha desde que o escândalo da Americanas estourou, em janeiro de 2023. Ele tem cidadania espanhola. "[Gutierrez] tem dupla […]

today29 de junho de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%