G1 Mundo

Ex-líder de esquerda na França é condenado por violência doméstica

today14 de dezembro de 2022 11

Fundo
share close

O deputado foi condenado por violência entre outubro e dezembro de 2021 e por envio regular e malicioso de mensagens à esposa entre agosto e setembro de 2022, segundo o juiz.


Adrien Quatennens em agosto de 2022 — Foto: Alain Jocard / AFP



A Justiça da França condenou o deputado Adrien Quatennens a quatro meses de prisão com direito a sursis por “violência” contra sua esposa.

Quatennens é considerado um pupilo do líder de esquerda Jean-Luc Mélenchon.

O deputado foi condenado por violência “sem incapacidade” entre outubro e dezembro de 2021 e por “envio regular e malicioso de mensagens” à esposa entre agosto e setembro de 2022, segundo o juiz.

Quatennens reconheceu os fatos. Ele fez um acordo com o Ministério Público e vai pagar 2.000 euros (2.100 dólares) por perdas e danos, neste caso que complicou a sua possibilidade de liderar o França Insubmissa.

O semanário “Le Canard enchaîné” revelou os fatos em meados de setembro. Desde então, o ex-número dois do partido deixou a coordenação do partido e o seu retorno à Assembleia Nacional (Câmara baixa) parece comprometido pela severidade da pena.

Conflito dentro da aliança

Seu grupo parlamentar anunciou em comunicado sua exclusão “até 13 de abril” e alertou que seu retorno “está condicionado ao compromisso de fazer um curso” de conscientização sobre “a violência contra as mulheres”.

Os aliados do partido na aliança de esquerda pediram sua renúncia. Quatennens rejeitou renunciar em uma entrevista ao jornal “La Voix du Nord”, na qual ele denunciou um “linchamento da mídia”.

“Renunciar depois de ser condenado por um ato que reconheço abriria um precedente perigoso e abriria a porta para a exploração política da vida privada”, afirmou.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

aumento-de-tensoes-e-conflito-etnico-no-norte-do-kosovo-deixam-europa-em-alerta

G1 Mundo

Aumento de tensões e conflito étnico no norte do Kosovo deixam Europa em alerta

O estopim dos protestos foi a prisão de um ex-policial de origem sérvia no último sábado (10). Ele havia tomado parte em um pedido de demissão coletiva de policiais sérvios no mês passado, após o governo kosovar anunciar que exigiria que os sérvios trocassem as placas de identificação de veículos datadas de antes da guerra de 1998-1999, que resultou na independência do Kosovo, por placas kosovares. Caminhões e outros veículos […]

today14 de dezembro de 2022 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%