G1 Mundo

Ex-líder do grupo ‘Proud Boys’ é condenado a 17 anos de prisão por invasão ao Capitólio

today31 de agosto de 2023 8

Fundo
share close

O júri condenou Biggs por conspiração sediciosa no caso da invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021 nos EUA (relembre o caso abaixo).

“Eu sei que errei naquele dia”, disse Biggs ao juiz pouco antes de ser condenado, “mas não sou um terrorista”.

Biggs, da Flórida, se autodenominava organizador dos Proud Boys. Ele serviu no Exército dos EUA por oito anos antes de receber licença médica em 2013. Biggs mais tarde trabalhou como correspondente do Infowars, o site operado pelo teórico conspiracionista Alex Jones.



O juiz que sentenciou Biggs também condenará separadamente quatro outros Proud Boys que foram condenados por um júri em maio.

Eleitor de Donald Trump veste camiseta com a frase ‘Proud Boys não fizeram nada errado’ do lado de fora da emissora do Perez Art Museum, em Miami, onde a emissora NBC Bews realiza evento com o presidente, em 15 de outubro — Foto: Chandan Khanna/AFP

Enrique Tarrio, um residente de Miami que foi presidente nacional e líder máximo dos Proud Boys, deve ser sentenciado na próxima terça-feira.

Os advogados de defesa argumentaram que o Departamento de Justiça responsabilizava injustamente os seus clientes pelas ações violentas de outras pessoas na multidão de apoiantes de Trump no Capitólio.

1.100 pessoas foram acusadas de crimes federais relacionados à invasão ao Capitólio. Desses, mais de 600 foram condenados e sentenciados.

A sentença de 18 anos de prisão para o fundador do Oath Keepers, Stewart Rhodes, é a punição mais severa em 6 de janeiro até agora. Seis membros dos antigovernamentais Oath Keepers também foram condenados por conspiração sediciosa após um julgamento separado no ano passado.

Manifestação de apoiadores do ex-presidente americano Donald Trump invadem o Capitólio em 6 de janeiro de 2021 — Foto: John Minchillo/AP

Um grupo de apoiadores do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, invadiu em 6 de janeiro de 2021 o Capitólio, sede do Congresso americano em Washington, durante a contagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral definidos nas eleições presidenciais de novembro. Os invasores queriam impedir a confirmação da vitória de Joe Biden.

Momentos antes da sessão no Congresso, Trump disse a uma multidão de apoiadores em Washington que não aceitaria a derrota para Biden. Ele incitou as pessoas a caminharem em direção ao Capitólio, dizendo que iria acompanhá-las – no entanto, não foi visto na marcha.

A sessão conjunta no Congresso dos EUA para certificar a vitória do presidente eleito é, costumeiramente, uma formalidade na qual os votos do Colégio Eleitoral são apenas contados pelo vice-presidente diante dos parlamentares das duas casas.

A invasão do local pelos apoiadores de Trump ocorreu justamente enquanto Câmara e Senado debatiam se acatavam ou não uma objeção aos resultados do Arizona — tradicional reduto republicano vencido por Biden na eleição de novembro.

Senadores e deputados foram retirados do local da sessão e levados a uma área segura do prédio. Mike Pence, que presidia a sessão, foi retirado do Capitólio. Houve vandalismo.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mulher-e-atingida-por-touro-enquanto-mexia-no-celular

G1 Mundo

Mulher é atingida por touro enquanto mexia no celular

Um mulher que mexia no celular na esquina de uma rua em Titulcia, na Espanha, foi atingida por um touro. O incidente aconteceu no sábado (26) durante uma tourada, prática comum no país. As imagens que circulam em redes sociais são fortes. O vídeo mostra que o touro passou pela mulher correndo atrás de outras pessoas, enquanto ela permaneceu de pé encostada na parede. Segundos depois, o touro volta, escorrega […]

today31 de agosto de 2023 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%