G1 Mundo

Ex-presidente chinês Jiang Zemin morre em Xangai aos 96 anos

today30 de novembro de 2022 18

Fundo
share close

Zenin morreu de leucemia e falência múltipla de órgãos em Xangai, sua cidade natal, às 12h13 no horário local (1h13 de Brasília), informou a agência oficial de notícias Xinhua.

“A morte de Jiang Zemin é uma perda incalculável para o nosso partido, nossos militares e nosso povo de todos os grupos étnicos”, diz carta do Partido Comunista da China.

A carta descreve Jiang como “nosso amado camarada” e como um “líder notável de alto prestígio, um grande marxista, estadista, estrategista militar e diplomata e um lutador comunista de longa data”.



As bandeiras serão hasteadas a meio mastro nas principais sedes do Partido Comunista da China e nos edifícios públicos após a morte, nesta quarta-feira, do ex-presidente Jiang Zemin, informou a imprensa estatal.

A ordem emitida pelo comitê que organiza o funeral de Jiang será aplicada a partir desta quarta-feira e até a data do funeral, que ainda não foi anunciada, informou o canal de televisão público CCTV.

O ex-presidente chinês Jiang Zemin durante o Congresso do Partido Comunista em 8 de novembro de 2012 — Foto: Ng Han Guan/AP

Jiang manteve-se discreto na presidência, entre 1993 e 2002, até a morte de Deng Xiaoping, em 1997, verdadeiro líder da China mesmo quando Jiang era presidente.

Ele viu a China passar por mudanças históricas, incluindo um renascimento de reformas orientadas para o mercado, o retorno de Hong Kong do domínio britânico em 1997 e a entrada de Pequim na Organização Mundial do Comércio em 2001.

Jiang deixou o poder em 2002, quando assumiu Hu Jintao.

Jiang desistiu de seu último título oficial em 2004, mas continuou sendo uma força nos bastidores da disputa que levou à ascensão do atual presidente Xi Jinping, que assumiu o poder em 2012.

O ex-presidente chinês Jiang Zemin durante coletiva de imprensa em Pequim no dia 25 de outubro de 1997 — Foto: Greg Baker/AP

Jiang Zemin estudou no Departamento de Engenharia Elétrica na Universidade Central Nacional em Nanjing, então ocupada pelos japoneses, antes de se transferir para a Universidade Nacional Chiao Tung em Xangai. Formou-se em engenharia elétrica em 1947.

Durante a faculdade, juntou-se ao Partido Comunista da China, que só viria chegar ao poder em 1949. Em 1983 foi apontado como ministro das indústrias. Em 1985 tornou-se prefeito de Xangai.

Após o incidente do protesto na Praça da Paz Celestial, em 1989, Deng Xiaoping substituiu o então Secretário-Geral Zhao Ziyang, que mantinha um tom conciliador, por Jiang Zemin, que manteve os protestos sob controle em Xangai.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

filhos-do-gaucho-da-copa-chegam-ao-catar-para-acompanhar-torneio:-‘legado’;-video

G1 Mundo

Filhos do Gaúcho da Copa chegam ao Catar para acompanhar torneio: ‘legado’; VÍDEO

Se existe um "legado da Copa", expressão com um quê irônico que ganhou o Brasil após a realização do torneio em 2014, ele pode ser traduzido na missão dos irmãos Frank e Gustavo Damasceno, de Porto Alegre. Eles são filhos de Clóvis Acosta Fernandes, o "Gaúcho da Copa", que morreu em 2015, e buscam manter vivo o legado do pai. Os irmãos só conseguiram chegar ao Catar na segunda-feira (28), […]

today30 de novembro de 2022 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%