G1 Mundo

‘Excalibur’ francesa: espada de 1.300 anos que estava encravada na pedra é roubada; polícia investiga

today6 de julho de 2024 6

Fundo
share close

A espada Durandal, também conhecida como a “Excalibur francesa”, em referência à lenda da espada mágica do Rei Arthur, despareceu da rocha em que estava cravada há mais de 1.300 anos no último 22 junho, na comuna de Rocamadour, na França.

O artefato estava em uma pedra a mais de 10 metros de altura do chão e as investigações preliminares trabalham com a hipótese de que ela tenha sido roubada, embora a população tenha dúvidas de como os possíveis ladrões tenham conseguido acessar o local.

Uma das teorias é de que, para chegar à espada, bandidos tenham escalado e passado pelo telhado da capela Notre-Dame de Rocamadour para seguir em direção à pedra, disse o padre Florent Millet, reitor do santuário, em entrevista ao canal francês TF1.



“É de partir o coração”, afirmou Millet.

Durandal cravada em rocha de Rocamadour — Foto: Wikimedia Commons

A prefeita de Rocamadour, Dominique Lenfant, disse que a comuna sentirá falta da Durandal e que sente que uma parte de si mesmo foi roubada. “Mesmo que seja uma lenda, os destinos da nossa aldeia e desta espada estão ligados”.

O mito de Durandal diz que a espada era inquebrável, a mais afiada do mundo e capaz de cortar uma pedra com um único golpe. O artefato foi um presente do imperador Carlos Magno ao cavaleiro Rolando.

Diz a lenda que, em sua última batalha, Roland tentou quebrar a espada para que nenhum de seus inimigos pudessem roubá-la após sua morte. No entanto, por ser indestrutível, o cavaleiro não conseguiu quebrá-la.

Então, Roland atirou a espada para o alto para salvá-la e o artefato viajou por quilômetros até cair na rocha em Rocamadour, onde estava abrigada até esse desaparecimento misterioso.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

por-que-a-franca-tem-segundo-turno-na-eleicao-para-deputados-que-acontece-neste-domingo?

G1 Mundo

Por que a França tem segundo turno na eleição para deputados que acontece neste domingo?

Como funcionam as eleições legislativas na França Na França, a eleição parlamentar obedece a um sistema complexo, que divide o território em distritos e aplica a regra dos 50% mais um voto (semelhante ao que é usado na escolha dos chefes do Poder Executivo no Brasil) para definir quem vai ocupar cada cadeira ao longo da legislatura. Os legisladores são eleitos por distrito. Um candidato parlamentar precisa de mais de […]

today6 de julho de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%