G1 Mundo

Exército e paramilitares em combates no Sudão se encontram para 1ª tentativa de negociação de paz

today6 de maio de 2023 7

Fundo
share close

Enviados do exército do Sudão e das Forças de Apoio Rápido paramilitares (RSF) estão em Jeddah para conversas neste sábado (6), disse o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, enquanto os mediadores internacionais do encontro pressionam pelo fim do conflito que devastou o país africano.

A iniciativa proposta por EUA e Arábia Saudita é a primeira tentativa séria de acabar com três semanas de combates que transformaram partes da capital sudanesa Cartum em zonas de guerra, e descarrilaram um plano apoiado internacionalmente para inaugurar um governo civil após anos de agitação e revoltas.



ONU alerta para morte de crianças em confrontos no Sudão

ONU alerta para morte de crianças em confrontos no Sudão

Riad e Washington saudaram anteriormente as “conversas de pré-negociação” entre o exército e as RSF e os instaram a se engajar ativamente após numerosos acordos de cessar-fogo violados. Mas ambos os lados deixaram claro que só discutiriam uma trégua humanitária, não negociariam o fim da guerra.

Confirmando a presença de seu grupo, o líder das RSF, Mohamed Hamdan Dagalo, conhecido como Hemedti, disse esperar que as negociações alcancem o objetivo pretendido de garantir uma passagem segura para os civis.

As forças armadas do Sudão disseram que enviaram uma delegação à cidade do Mar Vermelho na noite de sexta-feira, mas o enviado especial Dafallah Alhaj disse que o exército não se sentaria diretamente com qualquer delegação que o grupo “rebelde” RSF pudesse enviar.

Enquanto isso, Hemedti prometeu capturar ou matar o líder do exército Abdel Fattah al-Burhan, e também há evidências de que ambos os lados continuam relutantes em fazer concessões para acabar com o derramamento de sangue.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ativistas-tingem-agua-de-fonte-em-roma-de-preto-para-alertar-sobre-clima

G1 Mundo

Ativistas tingem água de fonte em Roma de preto para alertar sobre clima

A Fonte dos Quatro Rios fica na Praça Navona, uma das mais famosas da cidade e onde fica também o prédio da embaixada brasileira na Itália. Segundo a agência de notícias Ansa Brasil, o líquido preto despejado na fonte é à base de carvão. Ao todo, quatro pessoas foram denunciadas e detidas pela polícia de Roma. Manifestações aconteceram em dois dias seguidos na cidade italiana "O nosso futuro é tão […]

today6 de maio de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%