G1 Mundo

Explosão de bomba em comício político no Paquistão deixa 40 mortos

today30 de julho de 2023 7

share close

40 pessoas morreram e 150 ficaram feridas após a explosão de uma bomba no Noroeste do Paquistão neste domingo (30). No local, ocorria um comício organizado por um partido islâmico radical. Uma pessoa que estava no local teria se suicidado explodindo a bomba, de acordo com fontes policiais paquistanesas.

“Um alto funcionário do partido deveria discursar no local, mas antes que ele chegasse, uma bomba explodiu”, disse inicialmente Akhtar Hayat Gandapur, inspetor-geral da polícia na província de Khyber Pakhtunkhwa, na fronteira com o Afeganistão.

Mais de 150 ficaram feridas, disse o médico Faisal Khan, autoridade de Saúde local.



Ambulância atende feridos após explosão em comício político no Paquistão em 30 de julho de 2023 — Foto: Rescue 1122/Handout via REUTERS

“O partido JUI-F organizou um comício em Khar, província de Bajaur, onde 40 pessoas perderam a vida e mais de 130 ficaram feridas”, disse Nazir Khan, delegado distrital, às agências de notícias europeias.

De acordo com as informações obtidas com a polícia, o ataque foi dirigido contra o partido religioso conservador Jamiat Ulema-e-Islam, que realizava o comício em busca de apoio para as eleições de final do ano. Anwar ul Haq, um alto funcionário da administração distrital, confirmou o número de mortos.

Um dos feridos na explosão da bomba, Adam Khan falou sobre o momento do incidente. Segundo ele, era próximo de 16 horas no horário local quando a explosão aconteceu.

“Era tudo fumaça e poeira em volta, e eu estava embaixo de algumas pessoas feridas. Com muita dificuldade eu consegui ficar em pé, mas apenas para ver o caos e os membros espalhados”, relatou.

Os hospitais locais declararam situação de emergência por conta do grande número de feridos que começaram a chegar depois da explosão.

A autoria do ataque ainda não foi reivindicada por nenhum grupo político. No entanto, segundo agências internacionais, a região é cercada por militantes islâmicos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

G1 Mundo

Talibã queima instrumentos musicais por considerar a música algo imoral

Autoridades acenderam fogueira e atiraram os instrumentos; segundo as autoridades do Talibã, a música 'leva à corrupção moral'. Fogueira ateada pelo Talibã serviu para queimar instrumentos musicais — Foto: Ministério afegão para a propagação da virtude e prevenção da imoralidade / AFP As autoridades do Talibã acenderam uma fogueira em uma província do oeste do Afeganistão neste fim de semana e jogaram instrumentos musicais e equipamentos nas chamas. O motivo alegado pelo regime foi por considerarem a música algo 'imoral'. […]

today30 de julho de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%