G1 Mundo

Explosão em refinaria ilegal de petróleo na Nigéria mata 37 pessoas

today3 de outubro de 2023 6

Fundo
share close

O refino ilegal é comum na região do Delta do Níger, na Nigéria, que é rica em petróleo. Isso acontece porque os habitantes locais, empobrecidos, recorrem aos oleodutos para produzir combustível e vendê-lo.

A prática consiste em ferver petróleo bruto em tambores para extrair combustível.

O incidente aconteceu na madrugada desta segunda-feira (2) na comunidade de Ibaa, no estado de Rivers, segundo Rufus Welekem, chefe de segurança da comunidade.



“Trinta e cinco pessoas ficaram presas no incêndio. Duas pessoas, que tiveram a sorte de escapar, acabaram morrendo no hospital nesta manhã”, disse Welekem.

Pessoas caminham ao lado de corpos carbonizados do lado de fora de refinaria que explodiu em Emohua, na Nigéria, em 3 de outubro de 2023 — Foto: Associated Press

Familiares das vítimas identificaram alguns dos corpos, que foram liberados para sepultamento, segundo Welekem.

A Nigéria busca há anos anos combater o refino ilegal de petróleo, mas sem sucesso. Isso porque políticos e autoridades de segurança com ligações poderosas estão envolvidos, segundo grupos ambientalistas locais.

O roubo de petróleo bruto, o vandalismo em oleodutos e as batalhas legais sobre derrames de petróleo têm levado grandes empresas petrolíferas que operam na Nigéria a vender os seus ativos em terra e em águas pouco profundas para se concentrarem em operações em águas de maior profundidade.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ator-de-quico,-do-‘chaves’,-e-contratado-pelos-eua-e-faz-propagandas-contra-imigracao-ilegal-no-mexico

G1 Mundo

Ator de Quico, do ‘Chaves’, é contratado pelos EUA e faz propagandas contra imigração ilegal no México

Contratado pelo governo dos EUA, o ator Carlos Villagrán, que interpretou o Quico na série mexicana, voltou ao personagem em um vídeo divulgado pela Embaixada do país no México. Nele, Quico pede a seus compatriotas que não tentem entrar nos Estados Unidos de forma ilegal - em uma tentativa de Washington de diminuir os altos índices de entrada de imigrantes pela fronteira do México, que vêm batendo recordes (veja vídeo […]

today3 de outubro de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%