G1 Mundo

Família de brasileiros que não está na lista tenta sair de Gaza

today10 de novembro de 2023 1

Fundo
share close

Mohammed Adwan está em Rafah, ao lado da fronteira do Egito, com a esposa, Israa Hussein, e as duas filhas, Tamara, de 9 anos, e Ella, de 6.

Mohammed Adwan está em Rafah com esposa e duas filhas — Foto: Arquivo pessoal



Mohammed conta que chegou a Gaza em fevereiro deste ano, por motivos familiares. A mãe morreu e, 4 meses depois, o irmão mais velho morreu. Acabou não voltando mais para o Brasil. Eles viviam em Florianópolis, capital de Santa Catarina. “Quero voltar ao Brasil”, diz. “Eu estava programado para retornar ao Brasil em junho passado, mas não pude.”

“Devido à situação e à guerra em curso em Gaza, não podemos esperar mais em Gaza. A situação é muito desastrosa em todos os sentidos da palavra.”

A estimativa é de que outros 50 brasileiros e parentes estejam em Gaza, além dos 34 autorizados a cruzar a fronteira.

O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, diz que os 34 que constam da primeira lista foram os que solicitaram a repatriação primeiro e que, nos últimos dias, vários mudaram de ideia. Mas a primeira lista de 34 já tinha ido para Israel e Egito. E que agora trabalham na segunda lista, mas que ainda não há nada de concreto.

As 34 pessoas atendidas pela embaixada brasileira foram autorizadas hoje a cruzar a fronteira para o Egito e retornar ao Brasil. A fronteira foi fechada hoje, e não conseguiram retornar.

Parte deles aguarda a reabertura em Rafah. Hasan Rabee, um dos brasileiros do grupo, preferiu voltar com a família para Khan Yunis.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

itamaraty-ja-reune-segundo-grupo-de-brasileiros-em-gaza;-bebe-esta-na-lista

G1 Mundo

Itamaraty já reúne segundo grupo de brasileiros em Gaza; bebê está na lista

Também estão na nova lista, segundo disse ao g1 o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeias: Brasileiros que vivem em Gaza e haviam desistido de ir ao Brasil, mas mudaram de ideia com a piora das condições de vida no território; Mães, pais e parentes mais distantes de pessoas do primeiro grupo;Brasileiros que visitavam o território, como a mãe e os irmãos do bebê brasileiro, que vivem no Espírito […]

today10 de novembro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%