Município proporcionou evento totalmente voltado à comunidade LGBTQIAP+ e segue com objetivo de debater políticas públicas
Simbolizando o início de novos debates e empenho à causa LGBTQIAP+, Guarujá realizou a 1ª Semana da Diversidade Sexual no último final de semana. No domingo (18), um grande número de pessoas se reuniu na Praça das Bandeiras para a realização da Feira da Diversidade, encerrando a programação de eventos.
A iniciativa da Prefeitura de Guarujá foi coordenada pela Comissão Municipal de Diversidade, vinculada à Secretaria Municipal de Comunicação e Relações Sociais (Secom). Os três dias de evento ainda contaram com o apoio das secretarias municipais de Cultura (Secult), Turismo (Setur), Esporte (Sel) e Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep).
A programação teve início na última sexta-feira (17), com atividades esportivas, como vôlei e queimada – a Gaymada – na Praia da Enseada. No sábado, um passeio turístico pelas principais praias da Cidade e aula aberta de FitDance no Mirante das Galhetas.
A Feira da Diversidade Cultural fechou as atividades do final de semana. Na Praça das Bandeiras, diversas tendas expositivas foram montadas. Os participantes puderam expor artigos de artesanato, culinária, entre outros. Houve ainda apresentações de drag queens e muita animação de todos os presentes.
Avanço
A iniciativa simboliza o início de novos passos para Guarujá quanto ao debate de políticas públicas voltadas à comunidade LGBTQIAP+. Em maio de 2022, foi formada a Comissão Municipal de Diversidade Sexual. O colegiado, composto por representantes do poder público e da sociedade civil, foi o primeiro degrau para investimentos ainda maiores na conscientização social à causa.
A superintendente da Secretaria de Comunicação e Relações Sociais, comemora o sucesso: “Foram três dias que acreditamos ser um divisor de águas. A comunidade LGBTQIAP+ se sentiu acolhida pela Cidade. Foram momentos de muita diversão, lazer, mas, acima de tudo, de conscientização. Isso é só o começo. Nosso objetivo é debater políticas públicas para atender cada vez mais essa comunidade”, afirmou.
Publicar comentários (0)