G1 Santos

Filhos de cantor Vavá pegam sarna em escola com surto de casos; entenda a doença

today27 de junho de 2024 6

Fundo
share close

Os filhos do cantor Wagner Duarte, o Vavá, foram diagnosticados com escabiose, a sarna humana. O artista contou ao g1 que as crianças, de 9 e 10 anos, foram infectadas na Unidade Municipal de Educação (UME) Emília Maria Reis, onde estudam em Santos, no litoral de São Paulo. Nesta escola, de acordo com a prefeitura, foram registrados 13 casos da doença na última semana.

Segundo Vavá, de 50 anos, o primeiro infectado foi Davi, o filho caçula. O menino chegou da escola com manchas pelo corpo e foi levado pelos pais ao hospital, onde recebeu o diagnóstico de sarna. Três dias depois, na sexta-feira (28), Lara, a filha mais velha, também foi diagnosticada.

“Ela [sarna] é contagiosa e eles pegaram dentro da escola […]. A nossa sorte é que a deles não foi tão forte, como a de outros alunos de dentro da escola”, explicou o cantor.



Desde o primeiro diagnóstico, Vavá explicou que ele e a esposa estão evitando contato físico com as crianças e sempre desinfectando a casa. Todos da família tomaram um medicamento usado para combater infestações por parasitas e, além disso, os filhos têm passado uma loção nas manchas.

Mão de uma das alunas da escola municipal de Santos (SP) que foi diagnosticada com sarna — Foto: Reprodução/TV Tribuna

Os filhos de Vavá estão com atestados médico válidos por sete dias. O cantor, no entanto, afirmou à equipe de reportagem estar indignado. De acordo com ele, as aulas não foram suspensas e a unidade não foi desinfectada.

“É o que deixa a gente perplexo. Eu sou morador de Santos e uma pessoa conhecida no Brasil inteiro. Sempre defendi, fui e sou fã demais da minha cidade […]. Se eles [vigilância sanitária] fossem desinfectar a escola. A escola seria fechada, não poderia ter ninguém lá dentro e isso não foi feito”.

Em nota, a diretora de Vigilância em Saúde de Santos, Ana Paula Valeiras, afirmou que a unidade passou por uma limpeza terminal [profunda] e os casos estão sendo monitorados. Vavá, por sua vez, disse não ter sido contatado por informações sobre o estado de saúde dos filhos infectados.

Escola pública de Santos (SP) registra casos de sarna

Escola pública de Santos (SP) registra casos de sarna

De acordo com a prefeitura, doze alunos e uma funcionária da UME Emília Maria Reis foram diagnosticados com escabiose. Eles foram afastados das atividades escolares, conforme orientação da Seção de Vigilância Epidemiológica da cidade.

Ainda segundo a pasta, todos os casos confirmados foram encaminhados para as policlínicas mais próximas das moradias dos infectados. O cantor disse ao g1 que os filhos possuem plano de saúde e não foram orientados a receber tratamento médico do município.

A Seção de Vigilância Sanitária (Sevisa) disse ter feito uma vistoria no último dia 20 e descartou qualquer indício de descumprimento de medidas sanitárias na unidade de ensino, que possui 458 alunos. Sendo assim, as aulas seguem normalmente com o aval do Departamento de Vigilância em Saúde (Devig).

O retorno dos infectados deve acontecer após a cura da doença, com o objetivo de interromper a transmissão do ácaro parasita. A prefeitura afirmou ainda que não haverá prejuízo aos alunos afastados, sendo que o conteúdo poderá ser reposto.

A administração municipal destacou que as secretarias de Saúde (Sesau), Educação (Seduc), Supervisão de Ensino e o programa ‘Saúde na Escola’ seguem monitorando novos casos da doença para garantir condições necessárias para a proteção da saúde e bem-estar de todos.

  • O que é: A sarna humana é uma doença contagiosa causada por um tipo de ácaro. Ela causa coceira pelo corpo e pode provocar infecção na pele.
  • Contágio: A transmissão ocorre facilmente de pessoa para pessoa, principalmente em ambientes fechados.
  • Tratamento: Pomadas, loções ou sabonetes e medicamentos, mas todos com indicações médicas.

Apesar de ser altamente contagiosa, a diretora de Vigilância em Saúde de Santos, Ana Paula Valeiras, explicou à equipe de reportagem, ainda por nota, que a escabiose não é grave.

Como prevenir e evitar a proliferação da escabiose?

  • ter rotina de higienização no ambiente, com hipoclorito de sódio (água sanitária) diluída em água;
  • higienizar itens como colchões e sofás, que são locais de proliferação de ácaros;
  • lavar, separadamente, roupas e itens utilizados pelas pessoas contaminadas;

Vavá canta 'Morango Do Nordeste'

Vavá canta ‘Morango Do Nordeste’

Se você tem mais de 30 anos com toda a certeza ouviu falar do grupo de pagode Karametade. Pode até não ser fã do gênero musical, mas é quase impossível dizer não ter escutado os sucessos que tomaram conta das rádios, programas de de televisão e, por óbvio, ‘invadiram’ as casas, automóveis, clubes, casas noturnas (atuais baladas). Até mesmo quem não viveu o final dos anos 90 e começo dos anos 2000 já dever ter ouvido a mais famosa música deles: Morango do Nordeste.

Quem deu voz a essa e tantas outras canções do grupo foi o Vavá, que viveu o auge na carreira com pouco mais de 20 anos. O músico deixou o Karametade, em 2000, quando o grupo vivia o momento mais importante, com mais de 1,5 milhão de cópias de discos vendidos. Na ocasião, seguiu carreira solo, momento em que aceitou convites para participar de novela e até filme.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bala-perdida-que-matou-mae-de-seis-foi-disparada-por-pm;-video

G1 Santos

Bala perdida que matou mãe de seis foi disparada por PM; VÍDEO

Em entrevista ao repórter Gianvitor Dias, da TV Globo, o chefe da Comunicação Social da Polícia Militar, o Coronel Emerson Massera, disse que a ocorrência começou com a perseguição de criminosos em atitude suspeita, sendo que, em determinado momento, eles dispararam cinco vezes contra os PMs. "Um dos policiais, para se defender, efetuou apenas um disparo. Só esse policial efetuou o disparo e a perícia identificou que justamente esse disparou […]

today27 de junho de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%