G1 Santos

Filhos de Pelé celebram primeira década de museu do Rei do Futebol no litoral de SP

today15 de junho de 2024 12

Fundo
share close

Além dos filhos de Pelé, o evento realizado na sexta-feira (14) também contou com a presença dos companheiro do Rei dentro de campo, como Clodoaldo, Lima e Manoel Maria, assim como outros ex-atletas e autoridades.

Durante a cerimônia, Edinho enfatizou a missão de manter a memória de Pelé cada vez mais viva. “Prometo que esse museu vai ser conhecido pelo mundo inteiro e vai se tornar a maior atração da nossa cidade, com muito orgulho e com muito prazer”, afirmou ele, em nota divulgada pela prefeitura.

Flávia Arantes também comemorou os dez anos do Museu Pelé. — Foto: Reprodução/Redes sociais e Divulgação/Prefeitura de Santos



O evento de aniversário do museu marcou a abertura da nova exposição temporária assinada pelo artista Luis Bueno. Nomeada ‘Love, Love, Love’, ela é composta por dezenas de obras lambe-lambe e cartazes ‘instagramáveis’, que retratam Pelé beijando diversas personalidades e personagens.

A mostra foi inspirada na despedida do Rei dos gramados, nos Estados Unidos, quando fez um discurso usando a palavra “amor”, em inglês, três vezes, em 1977. Depois, o Atleta do Século ainda encontrou o pugilista Muhammad Ali, onde ambos trocaram beijos no rosto, em reverência mútua.

“O Pelé traz também uma mensagem de amor. Acho que a imagem dele abraçando e beijando tem muito disso. Eu gostaria que as pessoas tivessem um pouco dessa sensação”, explicou o artista.

Para Flávia, a exposição traduz um lado importante do pai. “Tudo que diz respeito ao meu pai, que sempre foi um cara atento, atemporal, à frente do tempo. O museu reflete toda a história dele e a exposição do Bueno é algo supermoderno, que fala de arte, que fala de cultura, que fala de educação”.

A curadoria da exposição foi realizada pelo artista, pela equipe do Museu Pelé e por Ney Caldatto, enquanto a montagem teve a colaboração da Prefeitura Regional do Centro Histórico.

Nova exposição temporária está disponível no Museu Pelé — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Conforme divulgado pela prefeitura, entre as novidades do museu está um aplicativo de realidade aumentada fruto de uma parceria com a empresa Criando Valor. Disponível gratuitamente nas plataformas para Android e iOS, o ‘Caça Bola’ tem como objetivo divertir os visitantes.

Ainda de acordo com o município, os participantes vão usar os próprios celulares para procurar dez bolas virtuais, que fazem referência às várias fases da carreira de Pelé espalhadas pelo museu. Ao localizar todas, o aplicativo gera um filtro para que o visitante faça uma selfie comemorativa.

Além disso, o Museu Pelé promete aumentar a acessibilidade com a instalação de uma ferramenta em parceria com a Central Municipal de Mediação em Libras. Por meio de um QR Code, os visitantes serão direcionados ao YouTube, onde poderão acessar vídeos em Libras e com recursos de legenda apresentando informações sobre as exposições.

Aplicativo de realidade aumentada é novidade no Museu Pelé — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

O Museu se uniu ao clube para atrair mais turistas por meio de ações de marketing. Segundo a prefeitura, serão várias iniciativas conjuntas para divulgação mútua.

Em outra parceria com o clube da Vila Belmiro, os alunos da rede municipal, de até 15 anos, vão disputar, entre agosto e setembro, a Copa Museu Pelé de Futebol, nos campos do CT Meninos da Vila.

Com o objetivo de garantir que as próximas gerações conheçam e nunca esqueçam dos feitos de Pelé, a Prefeitura de Santos lançou o projeto ‘Educação em Campo’. Por isso, alunos de jornada ampliada da rede municipal de ensino realizarão visitas ao museu semanalmente.

Museu Pelé completa dez anos de história em Santos — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Inaugurado em 15 de junho de 2014 como parte dos eventos paralelos à Copa do Mundo Fifa realizada no Brasil, o Museu Pelé recebeu aproximadamente 490 mil pessoas ao longo da história.

No equipamento, estão expostos documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus, entre muitos outros itens do acervo pessoal do ‘Atleta do século 20’, além de áudios, filmes, fotos e textos sobre a história dele.

O museu fica no Largo Marquês de Monte Alegre s/nº, Valongo. Funciona de terça a domingo, das 10h às 17h30. A entrada é gratuita.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

sargento-do-exercito-e-arrastado-para-viela-e-espancado-por-grupo-apos-ser-reconhecido-em-adega-em-comunidade

G1 Santos

Sargento do Exército é arrastado para viela e espancado por grupo após ser reconhecido em adega em comunidade

Um sargento do Exército Brasileiro foi sequestrado e espancado por um grupo, de aproximadamente 15 pessoas, após ser reconhecido como militar em uma adega de uma comunidade em São Vicente (SP), neste sábado (15). As informações foram confirmadas pela PM, que socorreu a vítima no local com ferimentos no rosto, pescoço e costas. Ninguém foi preso. A PM chegou até a localização do militar, na comunidade Dique do Sambaiatuba, após […]

today15 de junho de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%