G1 Santos

Filhotes de saruê andam ‘agarradinhos’ na mãe em passeio pelo litoral de SP; VÍDEO

today14 de julho de 2022 184

Fundo
share close

Animais foram vistos no quintal de uma casa em Cananéia (SP).



Filhotes de saruês andam 'agarradinhos' na mãe durante passeio no litoral de SP

Filhotes de saruês andam ‘agarradinhos’ na mãe durante passeio no litoral de SP

Filhotes de saruê [gambá] foram flagrados agarrados no corpo da mãe durante um passeio no quintal de uma casa, no bairro Morro São João, em Cananéia, no litoral de São Paulo. (Veja o vídeo acima)

Denise Pontes, de 54 anos, conta que, além de saruês, outros animais como tamanduás e pássaros costumam ser observados no quintal de casa. Ela afirmou que chegou a ver pegadas de onça. “No inverno é quando eles aparecem, então, fica fácil encontrar. Tem bicho preguiça também, salvamos um outro dia, coisa linda“, lembra.

Por ter cachorro, Denise explica que sempre tenta levar os animais de volta à mata, pois acha perigoso. Ela contou levá-los no colo, mas, no caso dos saruês, preferiu esperar que fossem embora. “Se a mãe assusta, ela corre, e os filhotes caem”.

Ao g1, o biólogo, Jorge dos Santos explicou que os saruês têm diversas variações de nomes, podendo ser chamados de gambás, cuícas, e este, especificamente, Didelphis Aurita e Gambá-de-orelha-preta.

De acordo com o biólogo, normalmente eles têm de 5 a 8 filhos por gestação. Os saruês pertencem a ordem dos marsupiais, que se caracterizam por possuir uma bolsa para carregar e proteger os filhotes. Dependendo do deslocamento da fêmea ou se ela perceber algum perigo, é normal que os filhotes se desloquem para fora e fiquem agarrados a ela, como mostra no vídeo.

Por possuírem hábitos noturnos, o biólogo afirma que é raro vê-los com frequência. Entretanto, com a ausência de predadores naturais e manuseio inadequado dos resíduos domésticos, principalmente alimentares, ultimamente, está mais fácil de encontrá-los.

Por fim, Santos explica que os saruês não são animais considerados perigosos, mas ressalta que bom mantê-los afastados, principalmente de animais domésticos.

“Eles têm uma dentição muito afiada e muito forte. Em algum eventual contato, pode haver uma interação onde o ferimento pode ocorrer tanto para um lado como para o outro”, finaliza.

Filhotes de saruê andam ‘agarradinhos’ na mãe durante passeio em Cananéia, no litoral de São Paulo — Foto: Reprodução

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-filmado-agredindo-cachorro-no-litoral-de-sp-afirma-a-delegado-que-batia-nos-animais-para-‘educar’

G1 Santos

Homem filmado agredindo cachorro no litoral de SP afirma a delegado que batia nos animais para ‘educar’

Caso ocorreu na manhã desta quinta-feira (14), na Vila Maracanã, em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Segundo a Polícia Civil, animais foram resgatados e encaminhados ao veterinário. Homem é indiciado após ser filmado dando tapas e chineladas em cachorro em Praia Grande Dois cachorros vítimas de maus-tratos foram resgatados por policiais civis do 3º DP de Praia Grande, no litoral de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (14), […]

today14 de julho de 2022 19

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%