G1 Santos

Filipino preso por tráfico de cocaína é condenado após usar doença do filho para escapar de sentença; entenda

today21 de fevereiro de 2024 7

Fundo
share close

Um tripulante filipino foi condenado a oito anos, um mês e seis dias de prisão em regime fechado por ter participado do embarque de 405 kg de cocaína em um navio no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A Justiça Federal não acatou o argumento da defesa do homem, de que ele teria se envolvido com o tráfico para custear o tratamento do filho, de 5 anos, supostamente com uma doença renal.

Com base na sentença, obtida pelo g1 nesta quarta-feira (21), a justificativa do tripulante foi considerada pelo juiz Roberto Lemos dos Santos Filho, da 5ª Vara Federal de Santos, uma tentativa dele de se esquivar da pena.

Para o magistrado, o homem não comprovou que os U$ 26 mil obtidos de forma ilícita seriam usados para tratar o filho. Afora isso, o juiz destacou que o tripulante tinha alternativas legais para ajudar a criança, caso esteja doente.



Ainda com base no documento, o filipino informou que tinha como função vigiar as drogas, mas o juiz apontou, ao tomar a decisão, que as provas coletadas no celular do acusado e as imagens de câmeras de monitoramento comprovaram o contrário.

De acordo com o magistrado, o tripulante coordenava integralmente a logística para o embarque da cocaína.

“Existem fortes indícios da participação do acusado em outras operações relacionadas ao tráfico internacional de substâncias entorpecentes, tudo sinalizando que não foi a primeira vez que se dedicou a atividades criminosas”, apontou o juiz Roberto Lemos dos Santos.

Drogas estavam escondidas em caminhões de equipes do Corpo de Bombeiros — Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia e a Receita Federal apreenderam 405 quilos de cocaína em uma embarcação que estava atracada no Porto de Santos e tinha como destino a Argentina. Na ocasião, em 10 de novembro de 2023, o sistema de monitoramento flagrou o filipino puxando uma bolsa com whisky para dentro da embarcação.

Apesar de não ter nada irregular na bagagem, os agentes começaram uma inspeção no navio e encontraram a droga dentro de caminhões embarcados. Segundo a PF, o tripulante contou aos policiais que participava de um esquema de envio de drogas a outros países.

Mala com garrafas de whisky era puxada para navio atracado no Porto de Santos (SP) — Foto: Polícia Federal/Divulgação

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

motorista-de-kombi-atropela-menor-em-fuga-apos-assaltar-e-empurrar-idosa;-video

G1 Santos

Motorista de kombi atropela menor em fuga após assaltar e empurrar idosa; VÍDEO

Um adolescente, de 17 anos, foi atropelado por um motorista com uma kombi em Guarujá, no litoral de São Paulo. O menor havia assaltado e derrubado uma idosa, de 66 anos, no bairro Jardim Guaiúba. Imagens obtidas pelo g1, nesta quarta-feira (21), mostram o crime e, em seguida, o momento em que o condutor joga o veículo contra o adolescente (veja acima). Nas imagens é possível ver que a vítima […]

today21 de fevereiro de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%