G1 Mundo

Finlândia entra formalmente na Otan

today4 de abril de 2023 12

Fundo
share close

O ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto, concluiu o processo de adesão entregando um documento oficial ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, na sede da OTAN nesta terça-feira (4) em Bruxelas.

Com isso, o país nórdico fica automaticamente protegido por todos os membros da aliança militar ocidental, como os Estados Unidos. Ou seja, caso o território finlandês – que divide 1,3 mil quilômetros de fronteira com a Rússia – seja invadido, tropas da Otan automaticamente são convocadas para intervir e para defendê-lo.

Fronteira entre Rússia e Finlândia tem mais de 1,3 mil km de extensão — Foto: Arte/g1



O governo russo já anunciou retalizações. Em declaração nesta terça-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que Moscou “será forçada a tomar medidas para assegurar a segurança da Rússia” em resposta à entrada da Finlândia na Otan.

Ele chamou a decisão do país vizinho de uma “ameaça hostil” à segurança do território russo.

Na semana passada, o país ultrapassou o último obstáculo para conseguir adesão à aliança militar ocidental, quando o parlamento da Turquia aprovou a entrada da Finlândia – na Otan, o ingresso de um novo membro deve ser aprovado por unanimidade por todos os países que já integram a aliança.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

avalanche-na-india-mata-sete-turistas;-outros-estao-presos

G1 Mundo

Avalanche na Índia mata sete turistas; outros estão presos

A avalanche ocorreu no estado de Sikkim, próximo a uma passagem montanhosa para a região chinesa do Tibete. O Exército afirmou que cerca de cinco veículos transportando até 30 turistas estava no local e ficaram presos sob a neve quando a avalanche atingiu. "Ainda estamos para determinar quantas pessoas ainda estão presas. 17 pessoas foram resgatadas, das quais oitoestão muito críticas e foram transferidas para um hospital", disse o oficial […]

today4 de abril de 2023 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%