G1 Santos

Focos de larvas de Aedes aegypti aumentam 42,5% em Santos, SP

today29 de agosto de 2023 10

Fundo
share close

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, encontrou 2.204 focos de larvas do mosquito Aedes Aegypti, que transmite doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. O número levantado em 21 mutirões representa um aumento de 42,5%, se comparado aos 1.546 focos identificados em 26 ações semelhantes no ano passado, também durante o inverno.

Segundo Alexandre Nunes, veterinário chefe do Centro de Controle de Zoonoses e Vetor (CCZV) da prefeitura, são realizadas quatro avaliações larvárias por ano.

“Em julho deste ano, tivemos o número mais alto da história de Santos no inverno e isso preocupa para o verão, época com maior quantidade de mosquitos”.



Ele ressaltou que com uma quantidade elevada de mosquitos, e por ser uma cidade turística, existe um “risco real de passar por uma nova epidemia na região”.

De acordo com a prefeitura, os moradores que não tomarem os devidos cuidados para evitar a proliferação do mosquito podem receber uma intimação da prefeitura e, não havendo cumprimento, multa.

Atualmente, a dengue tipo 1 é o vírus prevalente na cidade, com 170 casos registrados, infectando com mais frequência idosos, crianças e jovens de até 19 anos.

Em casos de doenças confirmadas, é realizada a aplicação de inseticida ao redor da residência do infectado. Toda a nebulização é precedida e combinada com uma ação de bloqueio na região para eliminar o possível criadouro do mosquito.

As pessoas que tiverem sintomas como dores no corpo, nas articulações e erupções avermelhadas na pele, devem procurar a policlínica mais próxima para atendimento e coleta de exames.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

funcionario-de-farmacia-percebe-que-moto-foi-furtada-enquanto-olhava-cameras-para-checar-outro-furto

G1 Santos

Funcionário de farmácia percebe que moto foi furtada enquanto olhava câmeras para checar outro furto

O funcionário de uma farmácia teve a moto furtada enquanto estava trabalhando em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1, nesta terça-feira (29), a vítima percebeu que o veículo não estava no estacionamento do local enquanto olhava as câmeras de monitoramento para checar sobre outro furto que aconteceu dentro da farmácia. Ao g1, Diego Candido da Silva Santos, de 31 anos, contou que atua como subgerente […]

today29 de agosto de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%