Tocando:

Rádio 97Web

Força Tarefa flagra homens desmatando área de preservação permanente na Serra do Guararu

Escrito por em 15 de junho de 2021

Barulho da motosserra no meio da mata chamou a atenção dos agentes, que passavam pelo local. Os homens foram detidos

Em patrulhamento pela APA Serra do Guararu, próximo ao Km 21 da Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana (SP-61), também conhecida como Estrada Guarujá-Bertioga, a equipe do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) que compõe a Diretoria de Força Tarefa e Contenção de Invasões de Guarujá, flagrou na última segunda-feira (14), dois homens desmatando uma área de preservação permanente.

O barulho da motosserra, no meio da mata, chamou a atenção dos agentes, que passavam pelo local. Entrando na área, a equipe constatou que os indivíduos tinham acabado de derrubar uma árvore da espécie Jaqueira e no local havia também outras espécies cortadas. Segundo os técnicos, houve danos na vegetação primária e secundária do bioma da Mata Atlântica.

Um dos homens ao ser abordado alegou que era caseiro de uma propriedade no local e desconhecia que estava cometendo crime ambiental. Eles também não tinham documentação e nem autorização das autoridades competentes para utilizar a motosserra. Os homens foram conduzidos ao  1º Distrito Policial de Guarujá, onde foi lavrado o boletim de ocorrência.

Os homens foram autuados pela Lei de Crime Ambiental (9.605/98), artigo 38- A e 51 – Destruir ou danificar vegetação primária ou secundária, em estágio avançado ou médio de regeneração do Bioma Mata Atlântica, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção. E também por utilizar motosserra em florestas e nas demais formas de vegetação, sem licença ou registro da autoridade competente. O delegado fixou uma fiança de R$ 4.400 reais. Eles não tinham como pagar, por isso ficaram detidos.

The post Notícias first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *