G1 Mundo

Forças de paz da ONU matam 8 civis na República Democrática do Congo

today9 de fevereiro de 2023 15

Fundo
share close

Desde 2022, população protesta contra presença de missão das Nações Unidas no país.


Moradores desmontam um veículo pertencente à Monusco em Kanyaruchinya, território de Nyiragongo, República Democrática do Congo, 8 de fevereiro de 2023. — Foto: GUERCHOM NDEBO / AFP



Os Capacetes Azuis, soldados das Forças de Manutenção da Paz da ONU, mataram oito civis com “tiros de advertência” em Kanyaruchinya, leste da República Democrática do Congo, na terça-feira (7). O ataque ocorreu quando um comboio das Nações Unidas retornava para a região, que abriga milhares de deslocados.

“Os soldados da Monusco [Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo] encarregados da segurança efetuaram disparos de advertência, que infelizmente causaram a morte de oito de nossos compatriotas deslocados e 28 feridos”, indicou Guillaume Ndjike, porta-voz do tenente-general Constant Ndima, governador da província.

O grupo da ONU retornava de uma missão de reabastecimento na cidade de Goma quando manifestantes locais queimaram quatro caminhões e bloquearam a estrada. A Monusco registrou três mortes.

As manifestações contra a Monusco aumentam desde 2023. A população local reprova a atuação das forças de paz por não terem conseguido neutralizar dezenas de grupos armados presentes no leste da República Democrática do Congo há 30 anos, especialmente os rebeldes do grupo M23.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

policia-da-nova-zelandia-apreende-3,2-toneladas-de-cocaina-flutuando-no-mar

G1 Mundo

Polícia da Nova Zelândia apreende 3,2 toneladas de cocaína flutuando no mar

As autoridades acreditam que a cocaína, presa a uma rede e coberta com rolhas amarelas, foi colocada em um 'ponto de trânsito flutuante' no oceano Pacífico, de onde os traficantes deveriam tê-la recuperado a caminho da Austrália. Navio da marinha da Nova Zelândia recuperando 3,2 toneladas de cocaína à deriva no Pacífico — Foto: Divulgação/Força de Defesa da Nova Zelândia/ AFP A polícia da Nova Zelândia afirmou, nesta quarta-feira (8), […]

today9 de fevereiro de 2023 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%