Tocando:

Rádio 97Web

Formatura de 27 novos agentes ambientais marca início da Semana do Meio Ambiente

Escrito por em 2 de junho de 2021

Ato ocorreu nesta terça (1°) e faz parte do Projeto Municipal ‘Cidadania Viva’, sendo apenas um
dentre os cinco acontecimentos que marcou o início oficial da Semana do Meio Ambiente em Guarujá

Rumo à celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no próximo sábado (5), Guarujá iniciou a semana com a formatura de 27 munícipes como agentes ambientais, em ato conduzido pelo prefeito nesta terça-feira (1º). A cerimônia aconteceu em local aberto – na entrada do Paço Municipal Moacir dos Santos Filho – em atenção aos protocolos de prevenção à covid-19.

Além da certificação, o chefe do executivo assinou quatro termos de compromisso, sendo eles com a ‘Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos’, o ‘Programa Cidades Sustentáveis’, o ‘Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia’ e, ainda, para a criação da ‘Comissão de Adaptação de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos’.

“Nossa natureza é inteligente, responde a tudo que lhe é feita, da melhor a pior ação. Por isso, firmar parcerias e reconhecer o engajamento desses moradores com a causa ambiental é mais que um orgulho. Pois além da certeza de que multiplicarão seus aprendizados, demonstramos quanto são eficazes os efeitos de uma gestão compartilhada entre poder público e sociedade civil”, destacou o prefeito.

Na ocasião, 100 mudas de árvores nativas ficaram à disposição para os interessados em plantá-las. Eram pés de goiaba, palmito, manacá, pitanga, amora, nêspera, acerola, jabuticaba amarela e grumixama.

Quem decidiu levar uma das espécies, precisou apenas preencher uma ficha com dados pessoais e endereço. O cadastro serve para a Prefeitura mapear os exemplares arbóreos plantados na Cidade.

Projeto Cidadania Viva

Os novos agentes ambientais são moradores dos bairros Perequê e Sítio Conceiçãozinha e integram o projeto denominado ‘Cidadania Viva: Formação de agentes ambientais nas comunidades de Guarujá’, criado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), em parceria com a Secretaria de Habitação (Sehab) desde 2018.

A capacitação é concluída dentro de três meses e envolve tanto aulas teóricas de cidadania e legislação ambiental como também saída em campo. Na prática, são realizadas visitas técnicas em cooperativas de reciclagem e centros de compostagem, além de mutirões para a limpeza de mangues, rios, palafitas e ruas.

Ao todo, cinco comunidades guarujaenses já participaram do projeto. São elas Prainha, Cantagalo, Perequê, Sítio Conceiçãozinha, além de moradores do Parque da Montanha. O objetivo da Administração Municipal é motivar a população a reproduzir ações menos agressivas ao meio em que vivem, de modo a multiplicar em suas comunidades os aprendizados adquiridos durante a formação.

O formando José Carneiro, de 66 anos, estava muito ansioso para ter o certificado em mãos. “Sempre fui ligado à terra, mas nossa relação se estreitou quando comecei a trabalhar como zelador de uma escola (por 17 anos). Conheci o projeto em 2019 e abracei a oportunidade de cara. Esse documento só reforça a aproximação do meu maior sonho: abrir uma cooperativa junto aos meus 11 colegas de curso”, contou.

Devolução da estação de sustentabilidade

A comunidade do Perequê é um dos nove pontos da Cidade que conta com uma estação de sustentabilidade. Também chamados de ‘Pontos de Entrega Voluntária de Recicláveis’ (PEVs), eles têm capacidade para recolher mais de uma tonelada de material por mês, entre plásticos, vidros, metais e papéis.

Para se ter uma ideia, de abril de 2018, até a primeira quinzena de janeiro deste ano, elas arrecadaram 140 toneladas de resíduos recicláveis. Passando por recuperação depois de sofrer uma depredação, o equipamento deve retornar à Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana, 2079 – Rio do Peixe após a formação dos novos agentes ambientais comunitários.

“Estamos estimulando a conscientização ambiental e a extração de renda a partir dela. Se continuarmos nesse ritmo, a Cidade seguirá avançando e ainda será um abrigo mais limpo e sustentável para os nossos filhos, netos e bisnetos”, declarou o secretário de Meio Ambiente.

The post Notícias first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *