Prefeitura de Guarujá

Fortaleza da Barra tem inscrições abertas para passeio turístico-cultural

today30 de agosto de 2023 9

Fundo
share close

Ação segue até novembro e os interessados devem se inscrever junto à Secretaria Municipal de Cultura (Secult)

Enriquecer a bagagem cultural de moradores e turistas com informações sobre a história da Cidade. É com esse objetivo que a Prefeitura de Guarujá passa a promover, a partir desta quinta-feira (31), passeios turístico-culturais na Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande. A ação segue até novembro e os interessados devem se inscrever junto à Secretaria Municipal de Cultura (Secult) para participar das próximas excursões. A atividade é gratuita.

Com duração de duas horas e meia, o passeio conta com visitação guiada pelo historiador Ivan Di Ferraz, que, com os seus cordéis, apresenta os cômodos da fortificação aos visitantes. O ponto de partida é em frente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro (Praça da Matriz, s/n – Centro), e acontece em dois períodos: manhã, das 9 às 11h30, e tarde, das 15 às 17 horas.

Para garantir uma vaga nos próximos passeios, os interessados devem se dirigir até a sede da Secult, situada à Rua Azuil Loureiro, 235 – Jardim Helena Maria, ou agendar pelo telefone 3341-8099. As datas disponíveis são: 14 e 28 de setembro, 19 e 26 de outubro, 09 e 23 de novembro.

Fortificação



Reconhecida como Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Fortaleza está localizada entre a Praia do Góes e a Praia de Santa Cruz dos Navegantes. Na fortificação funciona o primeiro museu histórico do Município, que tem como objetivo resgatar a identidade e a memória da população guarujaense.

Atualmente o equipamento é administrado pela Prefeitura de Guarujá, que em 2020 recebeu permissão da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para gerir o equipamento pelos próximos 20 anos – em consonância com o Conselho

de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat) e o Iphan.

Conjunto de Fortificações do Brasil

A Fortaleza da Barra concorre ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para integrar o Conjunto de Fortificações do Brasil, representando o Estado de São Paulo.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton de Santana Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

torneio-de-beach-tennis-agita-praia-da-enseada-neste-final-de-semana

Prefeitura de Guarujá

Torneio de Beach Tennis agita Praia da Enseada neste final de semana

Inscrições acontecem até quinta-feira (31); os jogos começam a partir de sábado (2) O Torneio de Beach Tennis Arena Vita movimenta a Praia da Enseada, em Guarujá neste sábado (2) e domingo (3), das 9 às 16 horas. O evento tem apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sel). Os jogos acontecem na altura do número 2.100, da Avenida Miguel Stéfano, em frente ao terreno do […]

today30 de agosto de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%