G1 Mundo

Foto de pai segurando a mão de filha morta no terremoto mostra desespero de moradores que aguardam resgate na Turquia

today7 de fevereiro de 2023 81

Fundo
share close

Na cidade turca de Kahramanmaras, uma das que foram afetadas pelo terremoto de magnitude de 7,8 que atingiu o país, a dor e o desespero se misturam, em meio à falta de ajuda às vítimas do terremoto que deixou milhares de mortos.

Até esta terça (7), nenhuma ajuda, ou suprimentos, havia chegado a esta cidade de mais de 1 milhão de habitantes, situada no sul da região da Capadócia.

Com o olhar perdido, Mesut Hancer segura a mão de sua filha morta, Irmak, de 15 anos, inerte entre duas placas de concreto.



Na noite de segunda-feira (6), a primeira após a catástrofe, os sobreviventes tiveram que enfrentar uma nevasca misturada com chuva torrencial. Faltaram lugares para os moradores deslocados se abrigarem.

Os moradores que têm carros pernoitaram nos veículos, e os que não têm se amontoaram em torno de fogueiras na rua.

Nas ruas devastadas, os sobreviventes esperam ao lado dos corpos de seus entes queridos, enrolados em uma manta. Ninguém aparece para buscá-los.

Ali Sagiroglu, um dos moradores de Kahramanmaras, espera reforços há dois dias na esperança de ver seu irmão e seu sobrinho, presos nos escombros de um prédio.

“Onde está o Estado? Onde estão? Olhe ao seu redor. Não tem um único funcionário, pelo amor de Deus. Já se passaram dois dias, e não vimos ninguém. Não trouxeram nem um único tijolo. As crianças morreram congeladas”, diz Ali.

Terremoto na Turquia e na Síria: resgates emocionantes

Terremoto na Turquia e na Síria: resgates emocionantes

Em Antioquia, bem mais ao sul, os sobreviventes se encontram no mesmo estado de abandono.

Na tentativa de desmentir as queixas da população, o ministro do Interior, Suleyman Soylu, visitou Kahramanmaras nesta terça-feira (7) e afirmou que, até agora, 2 mil socorristas foram mobilizados para as áreas afetadas.

Diante da crescente frustração, o presidente Recep Tayyip Erdogan declarou, nesta terça, estado de emergência nas províncias afetadas.

VÍDEOS: Terremoto na Turquia e Síria




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

terremoto-na-siria-e-na-turquia:-veja-como-fazer-doacoes-para-ajudar-as-vitimas

G1 Mundo

Terremoto na Síria e na Turquia: veja como fazer doações para ajudar as vítimas

Acnur, agência da ONU para refugiados A Acnur já está presente na Turquia e na Síria fornecendo cobertores térmicos, colchões, utensílios de cozinha, lonas plásticas, enlatados, colchonetes, kits de roupas de inverno. Você pode doar por aqui. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mobilizou ajuda na Síria e está se concentrando em avaliar o impacto do terremoto nas estações de abastecimento de água. Também está trabalhando nos […]

today7 de fevereiro de 2023 42

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%