G1 Mundo

França proíbe manifestações de grupos da extrema direita

today9 de maio de 2023 12

Fundo
share close

No sábado (6) houve uma manifestação neonazista em Paris que havia sido autorizada pelas autoridades locais.

Darmanin, o ministro do Interior, afirmou que instruiu os prefeitos a proibirem “qualquer ativista da extrema direita” ou associação que pedir autorização para se manifestar. A estratégia é fazer com que os manifestantes busquem a Justiça: “Vamos deixar que os tribunais julguem se a jurisprudência permite que essas manifestações ocorram”, disse ele, durante uma sessão de controle do governo na Assembleia Nacional (câmara baixa do Parlamento).

O protesto neonazista em Paris



Cerca de 600 ativistas do Comitê 9 de Maio, de acordo com as autoridades, se manifestaram no sábado em Paris em um marco da morte do militante de extrema direita Sebastien Deyzieu, em 1994.

Os manifestantes, vestidos de preto e muitas vezes mascarados, exibiam bandeiras pretas com a cruz celta – usada por supremacistas brancos.

As imagens desta manifestação causaram polêmica, especialmente enquanto as autoridades se esforçam para proibir os panelaços contra o presidente liberal Emmanuel Macron, organizados pelos sindicatos devido à sua polêmica reforma da Previdência.

Repercussão da passeata nazista

A primeira-ministra, Élisabeth Borne, qualificou as imagens do ato desta terça-feira da extrema direita como “chocantes”, mas considerou que não havia motivos para proibi-lo por perturbação da ordem pública, e defendeu o “direito de manifestação”.

A oposição de esquerda exigiu uma explicação do governo por permitir que “500 neonazistas e fascistas” desfilassem por Paris, nas palavras do senador socialista David Assouline.

Até mesmo a líder de extrema direita Marine Le Pen, favorita nas pesquisas devido ao conflito social causado pela reforma da Previdência, qualificou a manifestação como inadmissível.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

morte-de-rita-lee-repercute-internacionalmente:-‘icone-do-rock-brasileiro’

G1 Mundo

Morte de Rita Lee repercute internacionalmente: ‘Ícone do rock brasileiro’

Jornais da América do Sul e da Europa falaram sobre a partida da música brasileira. Rita Lee foi presa grávida e recebeu ajuda de Elis Regina; relembre Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira, morreu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos. A notícia de sua morte repercutiu pelo mundo sendo reportada em diversos países. Jornal britânico BBC reporta morte de Rita Lee — Foto: […]

today9 de maio de 2023 24

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%