G1 Santos

Fundação do sistema contra enchentes na Zona Noroeste de Santos deve ficar pronta até agosto

today6 de julho de 2022 7

Fundo
share close

Projeto servirá para conter alagamentos associados à maré alta ou baixa.

Fundação de sistema contra enchentes na Zona Noroeste, em Santos, será concluída até agosto — Foto: Carlos Nogueira/PMS



A fundação do sistema contra enchentes na Zona Noroeste de Santos, no litoral de São Paulo, até o mês de agosto, segundo a prefeitura. Essa é mais uma etapa das obras para solucionar o problema de alagamentos na região.

A obra, segundo a prefeitura, trata-se de implantação de uma estação elevatória, um canal e comportas no final da Avenida Haroldo de Camargo, na divisa com São Vicente.

A obra começou em agosto do ano passado, com prazo de 24 meses para entrar em funcionamento, e é gerenciada pela Siedi e executada pela Terracom.

A implantação do sistema, denominado EEC7, é feito sobre parte já aterrada do mangue da Vila Gilda e faz parte de um conjunto de 14 sistemas de comportas e 13 estações elevatórias previstos para entrar em funcionamento até 2028, dentro do programa de macrodrenagem Santos Novos Tempos (SNT).

A implantação custará R$ 37,5 milhões, sendo R$ 22 milhões oriundos de empréstimo do Programa Avançar Cidades, supervisionado pela Caixa Federal. O restante é contrapartida do orçamento municipal.

Os dispositivos devem beneficiar, principalmente, os bairros Castelo e Areia Branca, além de parte do Jardim Guassú, em São Vicente. O mecanismo foi projetado para trabalhar com armazenamento das águas pluviais em reservatório correspondente a três piscinas olímpicas.

No total, três bombas retirarão as águas do reservatório. Em seguida, todo esse volume de água será lançado de forma gradual no Rio dos Bugres, para desaguar no canal do Estuário.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cidadania itinerante na-praca-14-bis-conta com-servicos-oferecidos-pela-prefeitura

Prefeitura de Guarujá

Cidadania Itinerante na Praça 14 Bis conta com serviços oferecidos pela Prefeitura

Até sexta-feira (8), serão oferecidos atendimentos gratuitos como segunda via de certidões, emissão de carteira de trabalho digital, entrada no seguro-desemprego, exames, adoção de animais, entre outros; a ação é parceria entre Governo do Estado e Prefeitura A partir desta quarta-feira (6), a Prefeitura de Guarujá também disponibilizará serviços gratuitos para a população na Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho. No local, já está estacionada a Cidadania Itinerante, uma van […]

today6 de julho de 2022 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%