G1 Santos

Fundador da Torcida Jovem, Cosmo Damião morre aos 67 anos

today10 de setembro de 2023 5

Fundo
share close

Ele estava internado após sofrer um AVC. Santos Futebol Clube decretou luto oficial de três dias.


Cosmo Damião foi um dos fundadores da Torcida Jovem do Santos — Foto: Reprodução



Fundador da Torcida Jovem do Santos Futebol Clube, Cosmo Damião Freitas Cid morreu neste sábado (9), aos 67 anos, em Santos, no litoral de São Paulo. Segundo a torcida organizada, ele estava internado na Santa Casa de Santos após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no último fim de semana.

Cosmo Damião foi um dos fundadores da Torcida Jovem em setembro de 1969, quando tinha apenas 13 anos. Ele foi presidente por cinco mandatos e manteve a participação initerrupatamente durante os 54 anos da torcida.

Em nota publicada nas redes sociais, o Santos Futebol Clube lamentou o falecimento do torcedor considerado “um dos maiores símbolos da nação santista”. O clube decretou luto oficial de três dias e bandeira a meio mastro.

“Cosmo foi peça fundamental na história do Peixão e seguia vivendo intensamente o clube que tanto ama. Um exemplo de paixão incondicional para todos aqueles que dedicam sua vida ao futebol”, escreveu o clube.

A Torcida Jovem se referiu à Cosmo como “eterno presidente de honra” e informou que ele é doador de órgãos. Segundo a organizada, Cosmo também foi conselheiro tutelar e presidente da Associação de Torcidas Organizadas de São Paulo.

“O legado de Cosmo Damião Freitas Cid para a sociedade brasileira e todos seus cidadãos, sejam de arquibancada, ou não, é imensurável”, escreveu a organizada em publicação de homenagem.

Primeiro presidente da Torcida Jovem, Cosmo Damião esteve no velório do Pelé em janeiro de 2023. — Foto: Ted Sartori

Informações sobre o velório e sepultamento de Cosmo não foram divulgadas até a publicação desta matéria.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-que-se-sabe-sobre-terremoto-no-marrocos-que-ja-deixou-mais-de-2.000-mortos

G1 Mundo

O que se sabe sobre terremoto no Marrocos que já deixou mais de 2.000 mortos

O sismo — de magnitude 6,8 — fez com que as pessoas corressem para as ruas de Marrakech e de outras cidades próximas. A estimativa é de que haja 300 mil pessoas afetadas pelo sismo em Marrakech, ou seja, um terço da população da cidade. O rei Mohammed 6º declarou três dias de luto nacional e determinou o fornecimento de abrigo, comida e outras formas de ajuda aos sobreviventes. Muitas […]

today10 de setembro de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%