G1 Mundo

Furacão Idalia sobe para categoria 4, considerada catastrófica, e se aproxima da Flórida

today31 de agosto de 2023 5

Fundo
share close

O furacão Idalia, que deve atingir cidades da Flórida, nos Estados Unidos ainda nesta quarta-feira (30), ganhou força e chegou à categoria 4 de intensidade. Nesta faixa, as tempestades são consideradas catastróficas e extremamente perigosas.

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), os ventos, que estavam atingindo até 177 km/h na categoria 2, poderão chegar a 209 km/h com a categoria 4. A escala vai até 5.

Segundo o NHC, qualquer tempestade que ultrapasse a categoria 3 já é considerada como um grande furacão. Outro ponto de atenção é que o furacão pode causar grandes inundações.



Na terça-feira (29), o governo da Flórida orientou para que os moradores da região oeste do estado deixassem suas casas. Pelo menos 14 milhões de pessoas estão em estado de alerta.

“Este vai ser um furacão potente e, sem dúvida, vai afetar o estado da Flórida de muitas maneiras diferentes. Então, por favor, prestem atenção nas diretrizes das autoridades locais”, afirmou o governador Ron DeSantis.

Furacão Idalia deve chegar à Florida nesta quarta-feira

Furacão Idalia deve chegar à Florida nesta quarta-feira

Imagem de satélite mostra avanço da tempestade Idalia a caminho do estado da Flórida, nos Estados Unidos — Foto: NOAA via AP

Em Cuba, milhares de pessoas tiveram de deixar suas casas na região oeste do país na segunda-feira (28) por causa do Idalia.

A Defesa Civil de Cuba ativou a Fase de Alerta Ciclônico para as províncias de Pinar del Río, Artemisa e Isla de la Juventud, no oeste do país, e chuvas intermitentes afetaram a província vizinha de Mayabeque. Havana está em alerta.

O serviço ferroviário suspendeu as viagens a partir de Pinar del Río e o transporte marítimo de passageiros foi interrompido no domingo na Isla de la Juventud, segundo a imprensa local.

O Idalia se formou no domingo (27) no Caribe, perto do sudeste do México.

A formação da tempestade alterou o clima no estado mexicano de Quintana Roo, onde está localizada Cancún, com chuvas fortes que frustraram os planos dos turistas no último fim de semana das férias de verão (hemisfério norte, inverno no Brasil)

Os cientistas alertam que as tempestades ficarão cada vez mais potentes com o aquecimento do planeta devido à mudança climática.

Em 2022, o furacão Ian, que tocou o solo em Cuba como fenômeno de categoria 3, deixou pelo menos dois mortos, antes de seguir para a Flórida, onde atingiu a categoria 5 e provocou 150 mortes.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

familia-denuncia-maus-tratos-a-idoso-em-casa-de-repouso-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Família denuncia maus-tratos a idoso em casa de repouso no litoral de SP

A professora Valdirene Aparecida Oliveira Mesquita, de 50 anos, contou que optou por colocar o pai na casa de repouso do bairro Aviação para que ele pudesse ser acompanhado por 24h. Ela fechou um contrato com o local sob a mensalidade de R$ 2,8 mil. Segundo a filha, Pedro José de Oliveira tinha limitações, mas deu entrada no local “falando e andando” no dia 22 de julho. De acordo com […]

today31 de agosto de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%