G1 Santos

Gavião-caboclo é resgatado debilitado dentro de canal no litoral de SP

today18 de outubro de 2023 1

Fundo
share close

Animal foi resgatado pelo Departamento de Operações Ambientais (DOA) em Bertioga.


Gavião-caboclo é resgatado debilitado dentro de canal no litoral de SP — Foto: Prefeitura de Bertioga



Um gavião-caboclo, da espécie Heterospizias meridionalis, foi encontrado dentro de um canal em Bertioga, no litoral de São Paulo. O animal estava debilitado e foi resgatado pelo do Departamento de Operações Ambientais (DOA).

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga, a equipe foi acionada pelo telefone 153, na segunda-feira (16), para resgate da ave no canal da Avenida Anchieta, no bairro Indaiá. Após retirar o animal do local, o pássaro foi encaminhado para reabilitação no Grupo de Resgate e Reabilitação de Mamíferos Marinhos (GREMAR).

A ave é um gavião campestre da família dos acipitrídeos, presente em quase todo o Brasil, com exceção de áreas densamente florestadas. Esse gavião também é conhecido popularmente como gavião-fumaça. Esse nome está associado ao hábito dessa ave de rapina planar sobre áreas durante incêndios ou queimadas, em busca de presas em fuga ou mortas pelo fogo.

O Departamento esclareceu que está preparado para lidar com situações de animais resgatados e que assegura tanto a segurança da população quanto a dos animais.

Os animais que são capturados e requerem cuidados especiais são encaminhados para o Gremar, que se dedica à reabilitação dessas espécies. Em casos de emergência, o Centro de Zoonoses de Bertioga está disponível para prestar atendimento. O resgate dos animais pode ser solicitado 24 horas por dia pelo 153 ou 199.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video-flagra-desespero-de-cadela-ao-ser-abandonada-por-motorista-no-litoral-de-sp;-assista

G1 Santos

Vídeo flagra desespero de cadela ao ser abandonada por motorista no litoral de SP; assista

Caso foi registrado por uma câmera de monitoramento em Bertioga (SP). Animal foi resgatado pela equipe da prefeitura. Vídeo mostra cadela sendo abandonada em rua do litoral de SP Uma câmera de monitoramento flagrou o momento em que uma cadela de pequeno porte foi abandonada em uma rua no Centro de Bertioga, no litoral de São Paulo. As imagens, obtidas pelo g1 nesta quarta-feira (18), mostram o animal descendo de […]

today18 de outubro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%