G1 Mundo

George Santos ‘não é confiável’ e usou candidatura à Câmara dos EUA para lucrar, conclui comitê

today16 de novembro de 2023 10

Fundo
share close

O deputado dos EUA George Santos, filho de brasileiros, “não é confiável” e usou a candidatura à Câmara dos EUA para lucrar, concluiu um relatório do Comitê de Ética da Câmara dos EUA, divulgado nesta quinta-feira (16).

O relatório, já entregue à Justiça dos EUA, ainda acusa “evidências contundentes” de violação da lei federal por Santos, com fraude, roubo de cartão de crédito e mentira à FEC (Comissão Federal de Eleição, traduzido do inglês).

Ele nega as acusações, mas, após a divulgação do relatório, anunciou que não concorrerá à eleição no cargo.



George Santos inventou diversas histórias durante a sua campanha eleitoral, em 2020. No fim do mês passado, ele foi formalmente acusado na Justiça de 23 crimes, chegou a ser preso e teve que pagar fiança para responder em liberdade aos processos.

Entre essas acusações, estão as seguintes:

  • Lavagem de dinheiro para usar verba da campanha em gastos pessoais;
  • Ter recebido ilegalmente dinheiro de seguro-desemprego;
  • Ter cobrado dinheiro do cartão de crédito de doadores de campanha sem o consentimento deles.

Santos, representante do estado de Nova York, também é acusado de relatar falsamente à Comissão Eleitoral Federal dos EUA que havia investido US$ 500 mil à sua campanha, quando na verdade não havia dado nada e tinha menos de US$ 8 mil no banco.

O empréstimo falso foi uma tentativa de convencer os responsáveis ​​do Partido Republicano de que ele era um candidato sério, que merecia o seu apoio financeiro, diz a acusação.

O novo relatório do Comitê de Ética da Câmara, divulgado nesta quinta-feira (16), deve levar os outros deputados a votarem de novo e, agora, aprovarem a expulsão de George Santos.

Justiça americana acusa formalmente deputado George Santos de ter cometido quatro crimes

Justiça americana acusa formalmente deputado George Santos de ter cometido quatro crimes




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

as-dramaticas-condicoes-de-36-bebes-prematuros-que-lutam-para-sobreviver-no-hospital-al-shifa-de-gaza-apos-invasao-de-israel

G1 Mundo

As dramáticas condições de 36 bebês prematuros que lutam para sobreviver no hospital Al-Shifa de Gaza após invasão de Israel

"Dois morreram quando a energia no hospital acabou, devido à falta de oxigênio. O terceiro morreu de gastroenterite." Os israelenses dizem ter encontrado armas e equipamentos do Hamas no local, o que o grupo palestino nega. A BBC não conseguiu verificar de forma independente as alegações feitas por ambos os lados. Abu Saada falou por uma linha telefônica que falhava de vez em quando, depois de várias tentativas da reportagem […]

today16 de novembro de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%