Notícias

Golpe fracassado na Bolívia pode acelerar processo de entrada do país no Mercosul

today27 de junho de 2024 5

share close

A discussão sobre esse novo membro deve ser feita na cúpula do bloco, no Paraguai, no próximo dia 8.

A avaliação de membros do Itamaraty é de que essa adesão seria simbólica de um compromisso da Bolívia com a democracia – o Mercosul adota a chamada “cláusula democrática” que impede a participação de governos autoritários no bloco.

O tema da democracia, aliás, deve ser o grande assunto da Cúpula do Mercosul em Assunção, no mês que vem.



O Itamaraty avalia que, passada a tentativa mal-sucedida de golpe, se tornou ainda mais importante e simbólica a visita prevista de Lula a Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. A viagem será no dia 9 de julho, um dia após a Cúpula.

Golpe fracassado na Bolívia: general deposto do Exército comandou a tentativa de golpe, mas recuou

Golpe fracassado na Bolívia: general deposto do Exército comandou a tentativa de golpe, mas recuou

Na avaliação de integrantes do governo, o ocorrido na Bolívia pode ser avaliado como fonte de instabilidade política – que se somaria ao cenário de tensão em países como Peru e Venezuela.

O Itamaraty ressalta, no entanto, que houve uma resposta foi muito firme em defesa da democracia, vinda inclusive de presidentes conservadores como o do Uruguai.

“A democracia é um valor fundamental para o Brasil, como reafirmamos ontem ao rechaçar a inaceitável tentativa de golpe de estado na Bolívia”, afirmou o ministro Mauro Vieira em reunião do Conselhão, nesta quinta.

O Itamaraty considera que o recado foi dado no sentido de que o golpismo não será tolerado – assim como não foi no Brasil quando houve o 8 de janeiro.

A reação do Brasil foi importante não só por esse contexto, mas também por questões econômicas, porque o Brasil é um grande importador de gás da Bolívia.

O governo brasileiro considera que a população deu o recado porque mostrou disposição em defender a democracia.

Somando essa reação interna com a postura internacional, o Itamaraty acha que isso pode sinalizar que não se vai tolerar desvios na democracia. Aumenta a pressão em cima da Venezuela, por exemplo, por uma eleição transparente.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Notícias.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

criminoso-atira-em-carro-blindado-com-idosa-dentro-durante-tentativa-de-assalto-em-pet-shop;-video

G1 Santos

Criminoso atira em carro blindado com idosa dentro durante tentativa de assalto em pet shop; VÍDEO

Caso ocorreu dentro de um pet shop, no Centro, em Guarujá (SP). Uma idosa, de 79 anos, estava dentro do veículo no momento da tentativa de roubo. Criminoso atira contra carro durante tentativa de assalto e vidro não estoura Um criminoso atirou contra um veículo blindado com uma idosa, de 79 anos, dentro. O carro estava estacionado em a um pet shop em Guarujá (SP). Imagens obtidas pelo g1, nesta […]

today27 de junho de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%