G1 Mundo

Governo anuncia diplomata Sérgio Danese como novo embaixador do Brasil na ONU

today19 de janeiro de 2023 12

Fundo
share close

A função de representante do Brasil na ONU é atualmente exercida pelo também diplomata Ronaldo Costa Filho, indicado em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro. O Itamaraty ainda não informou qual cargo Costa Filho passará a ocupar.

Atual embaixador do Brasil no Peru, Sérgio Danese já foi o “número dois” do Itamaraty e embaixador brasileiro na Argentina e na África do Sul (leia detalhes mais abaixo).

Conforme o Ministério das Relações Exteriores, a designação de Danese como novo embaixador do Brasil na ONU será analisada pelo Senado.



Plenário da Assembleia Geral da ONU — Foto: Eduardo Munoz Alvarez/AFP

O Brasil é um dos 51 membros fundadores da Organização das Nações Unidas, criada em 1945, e signatário da Carta da ONU, considerada pela entidade o documento “mais importante” da Organização.

No preâmbulo, a Carta da ONU afirma ser preciso buscar, em nível global, a igualdade de direito entre homens e mulheres, entre nações grandes e pequenas e estabelecer condições sob as quais “a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos” promovendo “o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade ampla”.

Por tradição, cabe ao Brasil abrir os discursos na Assembleia Geral da ONU, realizada anualmente na sede das Nações Unidas, em Nova York.

Atualmente, o país ocupa um assento não permanente (mandato de 2021 a 2023) no Conselho de Segurança da entidade. O Brasil reivindica há muitos anos um assento permanente no colegiado.

O novo embaixador do Brasil na ONU

De acordo com o Itamaraty, Sérgio Danese, por exemplo:

  • é formado em Letras Modernas pela Universidade de São Paulo;
  • tem pós-graduação em Letras Ibero-Americanas pela Universidade Nacional Autônoma do México;
  • iniciou a carreira diplomática em 1980;
  • chegou ao posto de ministro de primeira classe do Itamaraty em 2008;
  • já chefiou o Departamento das Américas do ministério;
  • atuou como secretário-geral de Relações Exteriores (número dois do ministério);
  • atuou nas embaixadas do Brasil na Argentina, na França e na África do Sul.

Leia a íntegra da nota divulgada pelo Itamaraty:

O Governo brasileiro comunica, com satisfação, a designação do Embaixador Sérgio França Danese como Representante Permanente do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York.

Sérgio Danese ocupa atualmente o cargo de Embaixador do Brasil no Peru. Foi Secretário-Geral das Relações Exteriores (2015-2016), e chefiou as Embaixadas do Brasil na Argélia (2005-2009), na Argentina (2016-2020) e na África do Sul (2021).

De acordo com a Constituição, a designação será submetida à apreciação do Senado Federal.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pai-de-menina-obesa-morta-e-acusado-de-negligencia-em-tribunal-britanico

G1 Mundo

Pai de menina obesa morta é acusado de negligência em tribunal britânico

Kaylea Louise Titford foi encontrada morta em outubro de 2020, deitada em uma cama em meio a lençóis sujos e com obesidade mórbida, na cidade de Newtown, no País de Gales. A jovem tinha espinha bífida (malformação congênita na coluna) que a deixava com pouca sensação da cintura para baixo, limitando sua mobilidade. Alun Titford nega ter matado a filha. Já a mãe de Kaylea, Sarah Lloyd Jones, se declarou […]

today19 de janeiro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%