G1 Mundo

Governo brasileiro prorroga visto humanitário para ucranianos

today14 de março de 2023 10

Fundo
share close

Portaria publicada nesta terça-feira (14) determina a ampliação do prazo para pedir o visto, para 31 de dezembro de 2024. Pessoas apátridas afetadas pela guerra na Ucrânia também podem solicitar a documentação.


Grupo de refugiados ucranianos chega ao Brasil, em março de 2022. — Foto: Reprodução/Globo



O governo brasileiro prorrogou nesta terça-feira (14) o prazo até 31 de dezembro de 2024 para a concessão de visto humanitário temporário a ucranianos que venham ao país fugidos da guerra.

Na portaria publicada nesta terça-feira, o prazo para pedir o visto é de 180 dias, o mesmo da portaria anterior.

Com o visto em mãos, os ucranianos que cheguem ao país fugidos da guerra recebem uma autorização de residência que vale por dois anos.

A medida também prevê o visto humanitário a ucranianos que já estavam no Brasil antes da portaria e a pessoas apátridas que comprovem ter sido afetadas pela guerra na Ucrânia.

Para solicitar o visto temporário, os solicitantes devem se apresentar os seguintes documentos:

  1. documento de viagem válido;
  2. formulário de solicitação de visto preenchido;
  3. comprovante de meio de transporte de entrada no território brasileiro;
  4. atestado de antecedentes criminais expedido pela Ucrânia ou, na impossibilidade de sua obtenção, declaração, sob as penas da lei, de ausência de antecedentes criminais em qualquer país.

para o pedido de autorização de residência, é presido levar à Polícia Federal, em um prazo de até 90 dias após o ingresso no Brasil, a seguinte documentação:

  1. documento de viagem, ainda que a data de validade esteja expirada;
  2. certidão de nascimento ou de casamento, ou certidão consular, desde que não conste a filiação;
  3. declaração, sob as penas da lei, de ausência de antecedentes criminais no Brasil e no exterior, nos últimos cinco anos anteriores à data de requerimento de autorização de residência.

No caso de apátridas, o imigrante precisa iniciar o processo de reconhecimento da condição de apátrida no Ministério da Justiça e Segurança Pública em até 90 dias após ingresso em território nacional.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

contra-china,-australia-compra-submarinos-nucleares-dos-eua;-conheca-modelos

G1 Mundo

Contra China, Austrália compra submarinos nucleares dos EUA; conheça modelos

As aquisições fazem parte de um projeto ambicioso para fortalecer a presença militar do Ocidente na região Ásia-Pacífico que os dois países e o Reino Unido acabam de lançar. Na cerimônia, com um submarino nuclear americano classe 'Virginia' ao fundo, Biden disse que os Estados Unidos "salvaguardarão a estabilidade na Ásia-Pacífico por décadas" e que a aliança fortaleceria "as expectativas de paz pelas próximas décadas". Os modelos de submarino que […]

today14 de março de 2023 18

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%