G1 Mundo

Governo de esquerda da Colômbia concede nacionalidade a escritor dissidente da Nicarágua

today25 de agosto de 2023 6

Fundo
share close

A Colômbia, governada pelo presidente Gustavo Petro, de esquerda, concedeu, nesta quinta-feira (24), a nacionalidade ao escritor Sergio Ramírez, um dos mais de 300 opositores nicaraguenses que foram destituídos de sua cidadania pelo regime de Daniel Ortega.

O ato aconteceu na embaixada da Colômbia em Madri, onde Ramírez reside desde 2021, e foi presidido pelo ministro das Relações Exteriores, Álvaro Leyva Durán.

O governo de Daniel Ortega retirou a nacionalidade em fevereiro de Ramírez ao declará-lo “traidor da pátria”. Além disso, ele e os outros que perderam cidadania ficaram inabilitados a ocupar cargos públicos.



Dias depois, a Colômbia ofereceu a nacionalidade a Ramírez, que ganhou o Prêmio Cervantes em 2017. “Sergio Ramírez e Gertrudis Guerrero (sua mulher) são atores importantes na expressão da cultura latino-americana e uma amostra da luta pela liberdade e democracia no continente”, disse a chancelaria da Colômbia em seu site.

Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, em discurso exibido na televisão no dia 9 de fevereiro de 2023 — Foto: CANAL 6 NICARAGUA / AFP

Escritor já foi sandinista

Exilado na Espanha, Ramírez afastou-se em 1995 da Frente Sandinista, o movimento político liderado por Ortega, para formar um movimento dissidente com outros intelectuais e personalidades ex-sandinistas.

O movimento sandinista nasceu da luta contra a ditadura que governou a Nicarágua entre 1937 e 1989. Houve uma revolução no país, e os sandinistas chegaram ao poder e, inicialmente, implementaram o regime democrático. No entanto, nos anos mais recentes, Ortega tem transformado o governo dele em um regime autoritário.

Ramírez lutou contra a ditadura ao lado de Ortega, mas o atual presidente atacou o escritor e outros críticos, especialmente depois dos protestos de 2018 contra o seu governo.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

em-luanda,-lula-se-encontra-nesta-sexta-com-presidente-de-angola

G1 Mundo

Em Luanda, Lula se encontra nesta sexta com presidente de Angola

Em continuidade da viagem à África, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontra com o presidente de Angola, João Lourenço, nesta sexta-feira (25), em Luanda, capital angolana. Em Angola, o petista cumprirá agenda de dois dias. Estão previstas assinatura de atos de cooperação, participação em fórum econômico e encontros com autoridades angolanas. "O Brasil está de volta ao continente de que nunca deveria ter se afastado. A […]

today25 de agosto de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%