G1 Mundo

Governo dos EUA diz que jornalista americano preso na Rússia é refém

today11 de abril de 2023 12

Fundo
share close

O repórter do “Wall Street Journal” Evan Gershkovich foi preso na Rússia em 30 de março sob a acusação de ele ter levantado informações sobre uma empresa de defesa russa que eram segredos de Estado.

Nesta segunda-feira, os EUA afirmaram que a detenção é indevida.



Rússia prende jornalista americano sob acusação de espionagem

Rússia prende jornalista americano sob acusação de espionagem

Na prática, essa determinação significa que o órgão americano que cuida desse caso muda: antes era o corpo diplomático, mas, agora, é de um departamento do governo dos EUA especializado em assuntos relacionados a reféns.

Isso permite que o governo americano gaste mais dinheiro para tentar obter a liberdade de Gershkovich.

O governo Biden já garantiu a libertação de pelo menos 25 americanos “detidos indevidamente”. Mais de 30 outros cidadãos americanos ainda estão detidos no exterior com essa designação.

Governo dos EUA diz que jornalismo não é crime

“Jornalismo não é crime, condenamos a contínua repressão do governo russo às vozes independentes na Rússia e sua guerra contínua contra a verdade”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Vedant Patel, em comunicado.

Foi o FSB, um dos serviços de segurança da Rússia, que disse em 30 de março que prendeu Gershkovich.

O Wall Street Journal negou que Gershkovich estivesse espionando. O governo dos EUA chamou a acusação de espionagem, que acarreta uma pena de prisão de até 20 anos, de ridícula.

O presidente dos EUA, Joe Biden, pediu a libertação de Gershkovich e o secretário de Estado, Antony Blinken, em um telefonema em 2 de abril com seu colega russo, Sergei Lavrov, levantou as preocupações de Washington sobre a “detenção inaceitável” do repórter.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-que-foi-o-acordo-de-belfast,-que-garantiu-25-anos-de-paz-a-irlanda-do-norte

G1 Mundo

O que foi o acordo de Belfast, que garantiu 25 anos de paz à Irlanda do Norte

Um acordo histórico que pôs fim a um período de 30 anos de conflito na Irlanda do Norte, conhecido como "The Troubles". Desde então, sua implementação mudou todos os aspectos da vida na Irlanda do Norte — das instituições políticas ao governo de poder compartilhado — e influenciou inclusive os termos do Brexit (a saída do Reino Unido da União Europeia). Mas do que se trata e como surgiu o […]

today11 de abril de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%