G1 Mundo

Governo vai facilitar visto humanitário para familiares de haitianos que já estejam no Brasil

today11 de abril de 2023 8

Fundo
share close

A portaria com novas regras para a concessão foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (11), entra em vigor no dia 6 de maio e dura até o fim de 2024.

O documento é assinado pelo ministro da Justiça Flávio Dino e pelo ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira. A nova regra acelera a análise de pedidos de visto para reunião familiar ao alterar o caminho de análise e apresentação de documentos.

De acordo com o Ministério da Justiça, terão prioridade pedidos envolvendo grupos familiares, mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência.



O pedido de residência prévia é feito online na página do Ministério da Justiça, no Departamento de Migrações (Demig). O ministério fica responsável pela interlocução com o Itamaraty para que a embaixada brasileira em Porto Príncipe, capital do Haiti, possa ser autorizada a conceder o visto.

Quem obtiver o visto deve se apresentar em até 90 dias na Polícia Federal após chegar ao Brasil, para solicitar a Carteira Nacional de Registro Migratório.

No último dia 31 de março, o governo brasileiro já havia alterado as regras para o visto temporário em decorrência da crise humanitária que atinge o país da América Central. A medida incluía haitianos e apátridas afetados pela situação de calamidade no país, seja por desastre ambiental ou por instabilidade institucional.

Os vistos emitidos na nova regra têm validade de um ano, com prazo de residência de até dois anos, e estão sendo emitidos pela embaixada na capital haitiana.

Para solicitar visto para residência no Brasil é necessário apresentar um documento de viagem, o formulário de solicitação de visto, comprovante de meio de transporte para entrada no Brasil e atestado de antecedentes criminais.

Haitianos que já estão no Brasil também podem pedir pelo visto temporário em unidades da Polícia Federal e estrangeiros que conseguirem o visto poderão trabalhar no Brasil.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

navalny,-principal-politico-de-oposicao-na-russia,-esta-doente-e-sem-cuidados-medicos-na-prisao,-diz-advogado

G1 Mundo

Navalny, principal político de oposição na Rússia, está doente e sem cuidados médicos na prisão, diz advogado

O militante e politico russo Alexei Navalny, preso há dois anos, está doente e sem atendimento médico, afirmou seu advogado, Vadim Kobzev, nesta terça-feira (11). A situação é muito estranha, segundo o advogado. "Na noite de sexta para sábado, uma ambulância foi chamada para sua cela, devido a uma doença estomacal que piorou", disse Kobzev no Twitter, referindo-se ao estado de saúde de seu cliente. Alexei Navalny, líder da oposição […]

today11 de abril de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%