G1 Santos

Gratuidade para idosos a partir de 60 anos no transporte público de SP começa nesta quarta-feira (1°)

today31 de janeiro de 2023 9

Fundo
share close

A liberação do benefício ocorrerá por meio de cartões, como Bilhete Único e TOP, usados na Região Metropolitana de São Paulo. Ao utilizá-los, não haverá necessidade de o passageiro apresentar documentos que comprovem sua idade a cada viagem que realizar.

Para ativar a gratuidade, os usuários que já possuem bilhetes eletrônicos (cartões) terão que encostá-los nos validadores, os mesmos aparelhos que realizam recarga, localizados nas estações do Metrô, CPTM, ViaQuatro, ViaMobilidade, em terminais e dentro de ônibus intermunicipais da EMTU.

Os passageiros que ainda não possuem os cartões, deverão fazer a solicitação e, quando esses já estiverem disponíveis, validá-los.



No VLT da Baixada Santista e nos demais serviços gerenciados pela EMTU nas regiões de Campinas, Vale do Paraíba, Litoral Norte e Sorocaba, o benefício será operacionalizado por cartões de bilhetagem eletrônica emitidos pelas concessionárias ou permissionárias de cada região.

Como solicitar o benefício um Cartão TOP?

A solicitação pode ser feita via aplicativo TOP ou por meio de agendamento em um dos estabelecimentos parceiros. Pelo aplicativo, é necessário seguir o passo a passo, inserir os dados e agendar a retirada do cartão.

Já para quem preferir agendar o pedido nos locais credenciados (por meio deste link), é necessário levar comprovante de residência e CPF ou RG físico no dia e horário marcados. São mais de 80 locais credenciados e distribuídos em toda Região Metropolitana de São Paulo.

Deputados da Alesp no plenário principal da Casa. — Foto: Agência Alesp/Divulgação

A proposta inicial enviada por Rodrigo Garcia ao Poder Legislativo pedia que o benefício fosse concedido apenas para as pessoas dessa faixa etária em situação de extrema pobreza, cadastradas no CadÚnico do governo federal.

Em 21 de janeiro, o governador Tarcísio de Freitas publicou um decreto no Diário Oficial, regularizando a lei da gratuidade e estabelecendo o prazo de 15 dias para que as empresas instalassem o sistema de bilhetagem que vai permitir que os idosos utilizem o benefício por meio de bilhete eletrônico de uso pessoal sem necessidade de apresentar documento que comprove a idade.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

caec-joao-paulo-ii-oferece-700-vagas-para-cursos-profissionalizantes

Prefeitura de Guarujá

Caec João Paulo II oferece 700 vagas para cursos profissionalizantes

Os interessados devem comparecer ao local, a partir desta quarta (1º) até sexta-feira (3), das 8 às 12 horas A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), abre inscrições nesta quarta-feira (1º), para 700 vagas em cursos profissionalizantes no Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) João Paulo II, em Vicente de Carvalho. Os candidatos poderão se inscrever para eletricista, pedreiro, cabeleireiro, manicure, confeitaria, panificação artesanal e pintura […]

today31 de janeiro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%