Prefeitura de Guarujá

Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) de Guarujá resgata 117 animais em seis meses

today7 de agosto de 2023 13

Fundo
share close

Órgão, que compõe a estrutura da Guarda Civil Municipal, tem a função de resgatar animais, evitar invasões e proteger o meio ambiente

O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) de Guarujá, que tem a função de proteger o patrimônio ecológico do Município, é destaque no salvamento de animais silvestres e exóticos, inseridos fora do seu habitat. De janeiro a junho deste ano, o GDA, que compõe a estrutura da Guarda Civil Municipal (GCM), resgatou 117 animais como bicho preguiça, capivara, cobras, gambás, tamanduás, entre outros. E realizou 62 manejos de insetos incluindo abelhas, vespas e marimbondos.

O grupamento é composto por nove guardas civis municipais (GCMs) de carreira, lotados na Superintendência da Força-Tarefa e comprometidos em defender o meio ambiente no Município.

Instituído pelo Decreto 9.372/2011, o GDA possui agentes que monitoram áreas de proteção ambiental, evitando invasões e danos na natureza. Os animais resgatados são devolvidos ao habitat natural e, caso estejam machucados, encaminhados para reabilitação, tanto no Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (Ceptas), em Cubatão, como no aquário de Guarujá.

O guarda municipal Severino José da Silva destaca a importância do trabalho, tanto para preservação da espécie quanto à população. “Para o animal é essencial, porque poderá voltar à natureza e ser tratado se estiver doente ou ferido. Para o solicitante, também, pois o mesmo está sujeito a ferimentos, contaminações ou mesmo crime ambiental, já que algumas pessoas matam o bichinho por medo ou tentam domesticá-lo”, revelou.



O dia-a-dia do GDA consiste em rondas preventivas em Área de Proteção Permanente (APPs) e Área de Proteção Ambiental (APAs), bem como averiguação de denúncias e resgate, destinação e soltura de animais silvestres.

Abelhas

Além disso, cabe ressaltar o trabalho de manejo de colmeias de abelhas, que são extremamente importantes para o ecossistema, sendo o GDA o único órgão público que realiza esse serviço no Guarujá. Para fazer uma denúncia, basta entrar em contato com a GCM por meio do telefone 153.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pais-aceitam-jesus-apos-filha-orar-por-20-anos

Gospel Prime

Pais aceitam Jesus após filha orar por 20 anos

Ana, uma mulher de fé, viveu uma jornada marcada por experiências transformadoras e testemunhos de resposta às suas orações. Desde muito jovem, Ana se converteu ao cristianismo e, junto com seus irmãos, frequentou a escola bíblica dominical, onde conheceram Jesus. Porém, seus pais não compartilhavam da mesma fé, mas acreditavam que a educação religiosa traria bons costumes aos filhos. De acordo com Eternity News, um momento especial na escola bíblica […]

today7 de agosto de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%