Os funcionários de uma creche atearam fogo em pneus e bloquearam uma avenida em São Vicente, no litoral de São Paulo, na manhã desta terça-feira (6). Eles são contra o fechamento da unidade escolar, prevista desde o início do ano. Segundo a Prefeitura de São Vicente, o local está em condições precárias.
A creche Tia Regina Nascimento está sob notificação de fechamento desde o início deste ano, segundo Christiane Íris, proprietária da unidade escolar. Ela diz que tentou contato com a prefeitura para resolver o problema, porém, nenhuma delas foi bem sucedida e a administração municipal teria parado de pagar o aluguel do imóvel. Na última segunda-feira (5), um caminhão foi enviado à creche e a mobília da escola foi retirada.
Em resposta ao despejo, os funcionários do local e alguns moradores se reuniram em protesto na avenida Vereadora Angelina Pretti da Silva, na Área Continental de São Vicente, na manhã desta terça-feira.
Eles bloquearam um dos sentidos da via com cartazes e pneus em chamas. A mobilização causou congestionamento durante 45 minutos, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana. A Polícia Militar também foi acionada e negociou a saída dos manifestantes da avenida.
Funcionários de creche protestam contra fechamento de unidade escolar com bloqueio de avenida e pneus em chamas em São Vicente, SP. — Foto: Reprodução
“A briga ocorreu devido à reforma. Eu me propus a arrumar uma sala por mês e, se eles tivessem me respondido, a creche estaria toda arrumada, mas nunca me responderam”, afirma Christiane Íris. Ela diz que por diversas vezes tentou resolver a questão com a prefeitura, porém, sempre houve divergências. “A creche não recebeu nenhuma verba para reforma”, alega.
De acordo com a atual proprietária e ex-coordenadora, o gabinete da prefeitura nunca foi aberto para o diálogo. Enquanto isso, ela afirma que a escola foi se deteriorando cada vez mais. “Queremos uma resposta”, ressalta.
Funcionários de creche protestam contra fechamento de unidade escolar com bloqueio de avenida e pneus em chamas em São Vicente, SP — Foto: Arquivo Pessoal
Prefeitura de São Vicente
Por meio de nota, a Prefeitura de São Vicente disse, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), que o imóvel onde funcionava a creche está em condições precárias e não possui o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
“Sendo assim, priorizando o bem-estar, a saúde, e a segurança das crianças, a Administração Municipal optou por não prosseguir com o aluguel do imóvel, contrariando a proprietária do local”.
Segundo a Seduc, não há condições de manter crianças no local, sem uma reforma completa por parte da dona do imóvel. A unidade escolar ainda estaria totalmente fora dos padrões de qualidade que a atual gestão municipal exige. A pasta ainda afirmou que conversou com as famílias das crianças que estudavam na creche e que eles teriam aceitado a transferência dos alunos para locais com condições melhores.
“A Seduc esclarece ainda que todas as tentativas de solução junto à proprietária do imóvel foram em vão e, por isso, todas as 30 crianças da creche foram transferidas para unidades próximas, sem qualquer prejuízo”, finalizou.
A escola de Ensino Infantil funciona no bairro Vila Ponte Nova, em São Vicente, há cerca de 20 anos. Segundo a prefeitura, o espaço foi fechado pelas condições precárias do imóvel. — Foto: Arquivo Pessoal
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)