G1 Santos

Grupo trabalha para desencalhar barco pesqueiro no litoral de SP

today17 de maio de 2023 3

Fundo
share close

Há mais de uma semana, um grupo composto por 15 pessoas trabalha para retirar um barco pesqueiro que encalhou em uma praia de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo. A embarcação ‘Porto Rico S’ pesa aproximadamente 40 toneladas e saiu de Itajaí, em Santa Catarina (SC).

O armador de barco Joab da Costa, de 41 anos, é da família proprietária da embarcação e participa das ações para o desencalhe. Segundo ele, os trabalhos começaram no mesmo dia do incidente. No entanto, as estratégias mudaram com o decorrer do tempo.

A primeira tentativa foi fazer o barco retornar ao mar. “Como não deu, puxamos para o mais próximo da praia para não danificar. Retiramos das ondas”, explicou o homem, que atuou como pescador ao longo de 25 anos. Desde então, os esforços estão sendo para puxar a embarcação para a parte seca da praia.



Joab conta que escoras foram colocadas embaixo do barco e cabos de aço serão usados junto com máquinas e tratores para puxar a embarcação até a parte de vegetação da praia. “Quando chegar ali, o pessoal vai usar macacos hidráulicos para levantar o barco, colocar a carreta embaixo e levá-lo devagarzinho até o final da praia, no Rio Iguape”.

A ideia é que ao ser colocada no Rio Iguape a embarcação volte para Itajaí com os próprios motores que, segundo o armador de barco, não foram prejudicados. “Só pegou água”. Segundo Joab da Costa, o fim das ações dependerá das condições climáticas. Ao todo, ele calcula cerca de R$ 100 mil de prejuízo para a retirada da embarcação.

Joab da Costa é da família proprietária da embarcação e atua no desencalhe — Foto: Arquivo Pessoal/Joab da Costa

De acordo com a Capitania dos Portos de São Paulo, o procedimento de desencalhe é responsabilidade do proprietário do barco, pois a embarcação não está ferindo a segurança da navegação e não apresentou poluição hídrica.

Apesar disso, uma equipe de peritos está no local acompanhando o caso e um inquérito administrativo foi instaurado para apurar as causas e os possíveis responsáveis.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

malu-mendes-desfila-em-caminhao-dos-bombeiros-apos-titulo-no-mundial

Prefeitura de Guarujá

Malú Mendes desfila em caminhão dos bombeiros após título no mundial

A paratleta foi recebida pelo prefeito no Paço Moacir dos Santos Filho e celebrou a vitória em desfile aberto pela Cidade A paratleta Malú Mendes foi recebida com festa, em Guarujá, após conquistar a primeira etapa do Circuito Mundial Profissional de Parasurf. Na manhã desta quarta-feira (17), a surfista e seus familiares foram recepcionados pelo prefeito de Guarujá no Paço Moacir Santos Filho e percorreu a Cidade em cima de um […]

today17 de maio de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%