Prefeitura de Guarujá

Guarda Municipal de Guarujá celebra 23 anos com programação especial

today21 de outubro de 2022 15

Fundo
share close

Atividades incluem homenagens, culto de ação de graças, atividades recreativas, entre outros; instituída em 26 de outubro de 1999, a GCM conta com efetivo de 355 agentes

O 23º aniversário da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá será celebrado na próxima quarta-feira (26). Para marcar a data, a Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon) preparou uma programação especial, que tem início nesta sexta-feira (21). As atividades incluem homenagens, culto de ação de graças, atividades recreativas, entre outras.

Instituída em 26 de outubro de 1999, a GCM conta com efetivo de 355 agentes. Eles têm como missão a preservação dos bens, serviços, instalações e prédios públicos municipais, bem como a proteção de toda população.

A Corporação atua diariamente na segurança de diversos próprios públicos, além de realizar atividades de patrulhamento preventivo nas ruas, praias e calçadões. Em coordenação com os demais órgãos de segurança pública, participa de operações especiais, destacando-se a Operação Ferro-Velho, Operação Dignidade, e o reforço em áreas turísticas e comerciais em datas comemorativas.

Os guardas atuam ainda em outras atividades inerentes à pasta, como atendimento a denúncias relacionadas à perturbação de sossego, defesa ambiental, resgate de animais, colaboração em ações de defesa civil, videomonitoramento urbano, fiscalizações de trânsito, lazer náutico e combate a invasões em áreas públicas.



Por meio do Decreto Municipal n° 13.713/2020, o efetivo operacional da GCM passou a contar com divisão territorial em coordenadorias. A iniciativa tem por objetivo proporcionar maior cobertura da Cidade. A 1ª Coordenadoria compreende a área central do Município. Já a 2ª base atende a área de Vicente de Carvalho e a 3ª Coordenadoria abrange os bairros Enseada, Cidade Atlântica, Jardim Virgínia, Pedreira, Península, Mar e Céu, Pernambuco, Acapulco, Santo Amaro, Perequê e Guararú, além de contar com a atuação de grupamentos especializados, com destaque para as Rondas Ostensivas Municipais – ROMU e Patrulha Guardiã Maria da Penha.

Avanços

Além da ampliação do efetivo, outros avanços recentes merecem destaque; como a regulamentação do uso de arma de fogo para a Corporação (Decreto 12.381/2017) com sua efetiva implementação.  Atualmente, a Cidade conta com 244 GCMs habilitados. Outra conquista foi a inauguração da nova sede da 3ª Coordenadoria da Praça Horácio Lafer – Enseada.

Hoje, Guarujá é referência em capacitação de guardas municipais, por meio da Coordenadoria de Ensino, Inovação e Pesquisa (CEIP); além de requalificar o próprio efetivo, ministrar cursos para as GCMs de Santos, Mairiporã e a primeira turma de guardas civis do município de Cubatão.

Confira a Programação

 Sexta-feira (21)

11 horas – Campeonato de futebol entre guardas municipais (restrito à corporação)

Segunda-feira (24)

19h30 às 21h30 – Culto em Ação de Graças (aberto ao público)

Local: Igreja Palavra de Vida (Avenida Helena Maria -455 – Helena Maria)

Terça-feira (25)

9h30 – Homenagens (aberto ao público)

Local: Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Jd. Tejereba)

Quarta-feira (26)

13 horas – Atividades recreativas para as crianças (aberto ao público)

Local: Rua Carlos Nehring, 405 – Jardim Helena Maria

Quinta-feira (27)

15 horas – Tarde das Mulheres (restrito à corporação).




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

baixada-em-pauta-#101:-empresario-funda-startup-aos-52-anos-e-fala-sobre-o-etarismo-no-segmento

G1 Santos

Baixada em Pauta #101: Empresário funda startup aos 52 anos e fala sobre o etarismo no segmento

Embora os jovens sejam maioria no universo das startups, são os que têm mais de 45 anos que apresentam melhores resultados. Você pode ouvir Baixada em Pauta no g1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o Baixada em Pauta, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar. O universo das […]

today21 de outubro de 2022 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%