Programação inclui também culto de ação de graças e confraternização
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá celebra, nesta quinta-feira (26), 24 anos de criação. Instituída em 26 de outubro de 1999, a corporação conta com o efetivo de 352 GCMs. Para marcar a data, será realizada uma programação especial que inclui culto de ação de graças, confraternização e um encontro entre as guardas femininas.
A programação tem início nesta segunda-feira (23), às 19h30, com um culto em ação de graças aos 24 anos da corporação. A celebração acontece na Rua Luiz Felipe Machado, 496 – Santa Rosa e é aberta ao público. Já na terça-feira (24), das 14 às 17 horas, acontece um encontro das guardas civis municipais femininas na Câmara Municipal (Avenida Leomil, 291 – Centro).
E no dia do aniversário, quinta-feira (26), das 12 às 19 horas, será realizada uma confraternização no Grêmio Recreativo Esportivo, que fica na Rua Érico Veríssimo, 50 – Jardim Las Palmas, exclusiva para corporação.
Avanços
Além da ampliação do efetivo, nos últimos anos foi regulamentado o uso de arma de fogo para a Corporação, por meio do Decreto 12.381/2017, com sua efetiva implementação.
A Cidade também passou a contar com divisão territorial em coordenadorias. A 1ª Coordenadoria compreende a área central do Município. Já a 2ª base atende a área de Vicente de Carvalho e a 3ª Coordenadoria abrange a área da Enseada ao Perequê.
Há atuação de grupamentos especializados, com destaque para as Rondas Ostensivas Municipais – Romu, Patrulha Guardiã Maria da Penha e Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), além das operações de fiscalização e combate às invasões realizada pela Força-Tarefa. Na área educacional, houve a retomada do Programa de Prevenção às Drogas e Violência (PPDV) nas escolas municipais. A iniciativa já capacitou mais de 300 alunos.
Hoje, Guarujá também é referência em capacitação de guardas municipais, por meio da Coordenadoria de Ensino, Inovação e Pesquisa (CEIP); além de requalificar o próprio efetivo, já ministrou cursos para as GCMs de Santos, Mairiporã e a primeira turma de guardas civis do município de Cubatão.
Publicar comentários (0)