Prefeitura de Guarujá

Guarda Municipal de Guarujá celebra Seu maior patrimônio: o efetivo

today26 de outubro de 2022 42

Fundo
share close

Foram diversas conquistas ao longo dos anos, mas a maior delas é o grupo de 355 agentes

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá celebra nesta quarta-feira (26), 23 anos de existência. Ao longo desses anos foram diversas conquistas, mas é no seu efetivo formado por 355 agentes, que carrega o seu maior bem. São profissionais, empreendedores, filhos, pais, avós que diariamente lutam para zelar pela segurança e ordenamento da Cidade.

Um exemplo é o guarda civil municipal, Valdemar de Freitas Santos, 71 anos, um dos veteranos da corporação. Ele participou do primeiro concurso para GCM em 2000 e foi chamado para a segunda turma, em 2001. Formado em técnico de segurança, Valdemar estava desempregado quando tentou o concurso. Sem muitas expectativas de passar, conseguiu a vaga após concluir o teste físico.

Valdemar começou fazendo patrulhamento preventivo a pé, na região da Enseada e recorda os perrengues da fiscalização na praia debaixo de um sol de 40 graus e um uniforme que não ajudava muito. Por outro lado, o orgulho e a satisfação de auxiliar a população.

“Desse período de patrulhamento na rua, me lembro da interação com a comunidade, até desenvolvi um mapa com as ruas da região que patrulhava, para ajudar nas informações aos turistas e munícipes. Naquela época não existia GPS, ou qualquer um desses aplicativos que temos hoje”, explica o GCM que, frequentemente, era parado por turistas para tirar fotos.



Valdemar é casado há 44 anos, tem um filho e outras duas paixões: o Corinthians e a música. Nas horas vagas gosta de brincar de DJ e assim leva a vida de forma leve.

Ele fez parte da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), e trabalhou no Centro de Capacitação para os Professores (em Vicente de Carvalho), Unidade Básica de Saúde do Pae Cara, Câmara Municipal, Fórum, e Garagem Municipal. Atualmente, trabalha na Unidade Básica de Saúde da Vila Alice.

Nestes 21 anos, Valdemar acompanhou o crescimento da Guarda Municipal de Guarujá, viu a corporação ser equipada, ganhar novas viaturas, armamento, ampliar o território de ação e ter destaque na segurança pública. “Antes éramos vistos como ‘guardinhas’ e agora conquistamos o respeito da população”, comentou.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pat-de-bertioga,-sp,-oferece-55-vagas-de-emprego-e-estagio

G1 Santos

PAT de Bertioga, SP, oferece 55 vagas de emprego e estágio

Os requisitos para as vagas, como escolaridade e experiência, variam conforme os cargos. Há oportunidades também para Pessoas com Deficiência (PCD). PAT Bertioga oferece 55 vagas de emprego e estágio — Foto: Felipe Magalhães/Reprodução O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) Bertioga, no litoral de São Paulo, oferece 50 vagas de emprego e cinco de estágio em diversas áreas, nesta quarta-feira (26). Há oportunidades também para Pessoas com Deficiência (PCD). […]

today26 de outubro de 2022 28

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%