Prefeitura de Guarujá

Guarujá completa 88 anos de emancipação político-administrativa

today30 de junho de 2022 9

Fundo
share close

Pelo Decreto 1.525, de 30 de junho de 1934, o governador Armando Salles de Oliveira idealizou a Estância Balneária de Guarujá

No dia 30 de junho, a cidade de Guarujá completa 88 anos de emancipação político administrativa. Pelo Decreto 1.525, de 30 de junho de 1934, o governador Armando Salles de Oliveira idealizou a Estância Balneária de Guarujá, nomeando Cyro de Mello Pupo seu prefeito.

 Até 1947, Guarujá foi administrada por prefeitos nomeados, quando, pela Lei Orgânica dos Municípios, que foi promulgada em 18 de setembro de 1947, passou a Município, ocorrendo, então, a primeira eleição para o período de 1948 a 1951. Em 1953, a antiga Vila Itapema passou a Distrito, recebendo o nome de “Vicente de Carvalho”, em homenagem ao poeta santista.

A história do Município representa uma combinação cultural que tem origem nos colonizadores que passaram pela Ilha de Santo Amaro, construindo muralhas, igrejas e outras obras de valor arquitetônico e histórico. Na língua indígena “Guaru-ya” significa, segundo historiadores, um viveiro de rãs ou sapos.

A qualidade das praias de Guarujá atraiu o turismo. A sua orla marítima é uma das mais valorizadas do litoral paulista. Conhecida internacionalmente por suas belezas naturais, pelas praias e paisagens sofisticadas, Guarujá atrai milhares de turistas e, dia a dia, confirma seu codinome: “A Pérola do Atlântico”.






Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

posso-devolver-um-bolo?-e-artesanato?-saiba-quais-os-direitos-do-cliente-ao-comprar-de-profissionais-autonomos

G1 Santos

Posso devolver um bolo? E artesanato? Saiba quais os direitos do cliente ao comprar de profissionais autônomos

Os casos de uma mulher que pediu dinheiro de volta após a sobrinha morder e quebrar o dente em uma presilha com enfeite de brigadeiro, e de uma aniversariante que fez a mesma reivindicação após se negar a cortar o bolo por parecer de mentira, repercutiram e geraram dúvidas sobre os direitos de consumidores que compram ou fazem contratos com autônomos. O g1 conversou com o coordenador do Núcleo Regional […]

today30 de junho de 2022 74

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%