Prefeitura de Guarujá

Guarujá cria Programa de Combate ao Assédio Sexual no transporte coletivo

today6 de agosto de 2022 17

Fundo
share close

Ao primeiro sinal desta violência contra a mulher, o motorista deverá procurar um local seguro e parar o veículo, a fim de oferecer condições para que a vítima solicite a presença da polícia

Com o intuito de coibir a importunação sexual nos veículos de transporte coletivo, o prefeito de Guarujá, instituiu, na última sexta-feira (29), a lei nº 5.045, que cria o Programa de Combate ao Assédio Sexual no Transporte Coletivo. A iniciativa é um projeto de lei Nº 025/2022 do vereador, Mário Lúcio da Conceição.

Ao primeiro sinal desta violência contra a mulher, o motorista deverá procurar um local seguro e parar o veículo. A ação visa oferecer condições para que a vítima solicite, ou não, a presença da polícia.

Já a mulher que estiver recebendo alguma forma de importunação sexual ou qualquer um que testemunhe o ato poderá acionar o sinal de parada de ônibus para chamar a atenção do motorista.

O programa também exige a fixação de placa ou cartaz de advertência em áreas de circulação de passageiros, guichês de venda de bilhetes de transporte e no interior dos ônibus. Os locais terão o prazo de até 30 dias para se adequar a essas determinações.



Em caso de descumprimento da lei, o condutor responsável receberá advertência seguida por multa no valor de 100 UFs, podendo ter seu valor dobrado em caso de reincidência.

O crime de importunação sexual pode acarretar de um a cinco anos de prisão e denúncias podem ser feitas pelo número 190.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Arhtur Godioso

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

G1 Santos

Ônibus escolar quebra ponte e fica à beira de ribanceira no interior de SP: ‘crianças desesperadas’

Acidente aconteceu em Miracatu (SP). Não houve feridos. Ônibus escolar bate em estrutura de ponte no interior de SP e deixa crianças desesperadas — Foto: Reprodução Um ônibus escolar bateu na entrada da ponte do Rio São Lourenço em Miracatu, no interior de São Paulo, e deixou as crianças que estavam dentro do veículo desesperadas (veja foto acima). Não houve feridos e, segundo a prefeitura, os alunos foram levados em segurança para casa. A administração municipal informou que o acidente […]

today5 de agosto de 2022 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%