Prefeitura de Guarujá

Guarujá decreta luto oficial pelo falecimento de Pelé

today29 de dezembro de 2022 75

Fundo
share close

O atleta nunca perdeu o vínculo com a Região e, por muitos anos, manteve residência em Guarujá

O prefeito de Guarujá decretou luto oficial de três dias em Guarujá, a partir desta quinta-feira (29), pelo falecimento do ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Considerado o Rei do Futebol, Pelé veio a óbito aos 82 anos após um extenso tratamento de um câncer de cólon e estava internado no Hospital Albert Einsten, em São Paulo, desde o mês passado.

A redação do Decreto Municipal 15.332/2022 salienta o “estreito vínculo com a Baixada Santista, atuando praticamente toda a sua carreira no Santos Futebol Clube, e manteve, durante muitos anos, residência em Guarujá”. O texto pontua ainda que a carreira do jogador projetou o Brasil internacionalmente.

Perfil

Nascido no município mineiro de Três Corações, em Minas Gerais, em 23 de outubro de 1940, Pelé foi contratado pelo Santos Futebol Clube aos 15 anos de idade, em 1956. No decorrer da sua carreira, tornou-se ídolo internacional e projetou a Vila Belmiro para o mundo. Ainda adolescente, aos 17 anos, integrou o elenco da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, na Suécia, quando o Brasil conquistou o seu primeiro título mundial, em 1958. Pelé compôs a Seleção nas três primeiras vitórias do Brasil em Copa do Mundo, 1958, 1962 e 1970.



Reconhecido internacionalmente como o Rei do Futebol, Pelé foi ministro dos Esportes e é considerado um dos maiores atletas de todos os tempos e foi eleito, em 2000, como o Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Ele também é um dos dois jogadores vencedores do prêmio Melhor Jogador do Século da Fédération Internationale de Football Association (Fifa).




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Arhtur Godioso

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

neymar-lamenta-morte-do-rei-do-futebol-e-diz-que-‘antes-de-pele,-10-era-apenas-um-numero’

G1 Santos

Neymar lamenta morte do Rei do Futebol e diz que ‘Antes de Pelé, 10 era apenas um número’

Campeão da Libertadores pelo Santos como Pelé, mas na edição de 2011, Neymar exaltou a importância que o número 10 e o próprio esporte ganharam depois do surgimento de Pelé, além de lembrar de outros aspectos sociais importantes. A postagem foi ilustrada por três fotos com a presença do Atleta do Século 20, sendo duas ao lado do atacante do Paris Saint-Germain. "Antes de Pelé, "10" era apenas um número. […]

today29 de dezembro de 2022 19

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%