Prefeitura de Guarujá

Guarujá define ações de limpeza das praias na virada e temporada de verão

today30 de dezembro de 2022 21

Fundo
share close

Cerca de 700 funcionários vinculados à Secretaria de Operações Urbanas atuarão nas primeiras horas do dia 1º de janeiro, com o auxílio de caminhões coletores e compactadores, além de maquinários específicos

O Réveillon de Guarujá atrai a cada ano mais turistas de diversas partes do Brasil e do mundo. Para a chegada de 2023, são esperados mais de 1 milhão de visitantes. Para tanto, a Prefeitura preparou um esquema especial de limpeza nas praias. Cerca de 700 funcionários vinculados à Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Seurb), reforçarão a limpeza em toda Cidade. Porém, 430 atuarão somente nas praias, nas primeiras horas do dia 1º de janeiro, com o auxílio de caminhões coletores e compactadores, além de maquinários específicos.

Na Virada, a partir das 2h30 da manhã, equipes atuarão com rastelagem na faixa de areia e varrição nos calçadões (limpeza manual e mecanizada) e na coleta de lixo. Frentes de trabalho serão auxiliadas por um trator rastelo, duas retroescavadeiras, uma pá carregadeira, 14 caminhões trucados e 18 compactadores de lixo.

O esquema especial nas praias segue até o fim da temporada. Haverá reforço de mão de obra e de equipamentos. Para os serviços de varrição e limpeza são 56 ajudantes, 24 varredores e três coletores; já para serviços de coleta são oito motoristas, 24 coletores e quatro caminhões compactadores.

Temporada de verão

Todos os dias, até o Carnaval, a limpeza das praias acontece das 6 às 12 horas (1º turno) e das 13 horas até o término do segundo turno. A coleta de resíduos nas praias também começa às 6 horas e segue até o término das atividades de limpeza das orlas e da varrição do calçadão, onde haverá dois caminhões compactadores fazendo o repasse dos calçadões, de hora em hora. Um caminhão fará as praias do Guaiúba, Astúrias e Pitangueiras; e outro, da Praia da Enseada até o Pernambuco.



A Prefeitura também reforçou o número de caçambas e lixeiras na Cidade e em toda a orla das praias, a fim de manter a Cidade limpa e conservada. Desde setembro foram instalados cerca de 200 contentores de resíduos e 900 lixeiras – 600 plásticas e 300 de concreto.

A iniciativa visa dar opção aos munícipes e turistas de terem onde descartar seus resíduos (garrafas, papéis, entre outros) ao circular em locais públicos. No entanto, as lixeiras não estão disponíveis para depósito de lixo doméstico, pois a empresa contratada pelo Município faz coleta porta a porta.

Equipes da Seurb, que cuidam da zeladoria da Cidade, realizam a higienização dos contentores de lixo uma vez por mês. Em casos pontuais, a exemplo dos contentores instalados próximos ao Mercado de Peixes das Astúrias, por exemplo, a higienização é realizada até três vezes por mês, dependendo da necessidade.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

influencer-que-provocou-greta-thunberg-com-carros-poluidores-e-preso-acusado-de-estupro-e-trafico-de-pessoas

G1 Mundo

Influencer que provocou Greta Thunberg com carros poluidores é preso acusado de estupro e tráfico de pessoas

Tate, que foi detido com o irmão, Tristan, teve a casa invadida pela polícia na capital, Bucareste. Os dois estariam sendo investigados desde abril. Ex-campeão de kickboxing, Tate ganhou fama em 2016, quando foi expulso da edição britânica do Big Brother por causa de um vídeo que parecia mostrá-lo agredindo uma mulher. E é conhecido pelas opiniões misóginas. Na véspera da prisão, ele causou polêmica no Twitter ao provocar a […]

today30 de dezembro de 2022 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%