Prefeitura de Guarujá

Guarujá fortalece vínculo com estudantes e sensibiliza sobre saúde mental

today13 de setembro de 2023 5

Fundo
share close

Mais de 660 alunos da Escola Municipal Professora Maria Aparecida Ramos Camargo são alcançados com palestras de valorização da vida

No Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Guarujá faz a sua parte e amplia a sensibilização sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Os estudantes também integram o público-alvo da campanha e são alcançados com programações estratégicas. Uma delas começou na segunda-feira (11), na Escola Municipal Maria Aparecida Ramos Camargo, no bairro Morrinhos IV, com palestras de valorização da vida.

A expectativa é alcançar, em dois dias, os mais de 660 alunos da unidade com dinâmicas junto a profissionais da União pela Beneficência Comunitária e Saúde (Unisau) e uma mãe convidada. O tema da proposta é ‘Desejo que você consiga vencer aquilo que ninguém sabe que você está enfrentando’.

Até esta quarta-feira (13), os matriculados do 5° ao 9° ano se reúnem no pátio por uma hora, com a oportunidade de ouvir e falar sobre adversidades, medos e formas de superação dos conflitos. Para isso, a equipe gestora da escola proporciona um ambiente acolhedor e seguro, além de uma “Caixinha do Desabafo”, onde todos podem compartilhar angústias e pedir ajuda.

Para a diretoria da unidade, que perdeu o sobrinho para a depressão com apenas 16 anos, o momento é de reflexão e escuta ativa. “Quando perdemos alguém para o suicídio, inúmeros são os questionamentos sobre o que poderíamos ter feito. Enquanto escola, o objetivo é que os alunos saibam que estamos aqui para ajudá-los sempre”, reforçou, emocionada.



Mudança de comportamento

Em 2022, a semana especial do Setembro Amarelo gerou resultados tão positivos que a Escola Municipal Professora Maria Aparecida Ramos Camargo começou cedo os preparativos da agenda pelo segundo ano consecutivo. À época, os profissionais da unidade identificaram uma série de dificuldades socioemocionais entre os jovens. Eles ofertaram apoio psicológico a eles e seus familiares com um especialista da Secretaria de Educação (Seduc).

A Seduc avalia que o olhar sensível fortaleceu os vínculos da escola com os estudantes. Atualmente, os adolescentes se sentem mais confortáveis para expor suas preocupações e recorrer à rede de apoio pedagógica disponibilizada. O comportamento representa uma mudança promissora.

Prova disto é a estudante Viviane Olinda, de 13 anos. Segundo ela, após participar da dinâmica no ano passado, sentiu-se à vontade para compartilhar experiências e tem recebido suporte com diversas questões. “Saber que eu e meus amigos podemos contar com a escola faz muita diferença. Agora, também espero ajudar outras pessoas”, destacou a jovem.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

costa-filho-diz-que-trabalhara-pela-nao-privatizacao-do-porto-de-santos;-fufuca-afirma-que-qualidade-do-esporte-no-pais-e-‘quase-zero’

G1 Santos

Costa Filho diz que trabalhará pela não privatização do Porto de Santos; Fufuca afirma que qualidade do esporte no país é ‘quase zero’

Costa Filho, que assumiu a pasta de Portos e Aeroportos, afirmou ter o "desejo" de trabalhar pela "não privatização" do Porto de Santos, o maior da América do Sul. Já André Fufuca afirmou que terá "desafios" à frente do Ministério do Esporte e disse que a qualidade do esporte no Brasil é "quase zero". Lula deu posse aos novos ministros em uma cerimônia fechada à imprensa. Márcio França, que era […]

today13 de setembro de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%